CULTURA – Artista plástico Genin Guerra apresenta obras de uma década em exposição na FCCDA

 548 Visualizações

Itabira recebe uma exposição que retrata compositores brasileiros de maneira peculiar. O lançamento oficial da mostra “Solo – Álbum das Glórias Musicais”, do artista plástico Genin Guerra, ocorreu na noite dessa quinta-feira (6/01), no Foyer da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. A abertura do evento contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage.

Durante a abertura da exposição, o primeiro evento cultural do ano, o chefe do Executivo Municipal enalteceu o trabalho realizado pelo artista de Itabira. “Genin Guerra representa a arte itabirana. É uma alegria abrir a programação cultural de 2022 com um artista de Itabira que é celebrado no Brasil todo. O Genin tem esse reconhecimento e respeito pela trajetória e pela obra dele”, afirmou Marco Antônio.

A exposição reúne 48 obras que abordam linguagens como cartuns, charges, caricaturas, ilustrações e esculturas. É uma união de técnicas e materiais, um trabalho desenvolvido pelo artista Genin Guerra durante 10 anos, onde a escultura, a caricatura e a música se misturam de uma maneira suave e harmônica.

Para o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, a temporada de eventos do ano no meio cultural começou muito bem. “A gente percebe a sensibilidade, a doçura que é o Genin nesses traços profudos e na essência da arte que ele demonstra. O artista nos surpreende trazendo sempre algo novo e agora unindo a tecnologia e a arte para que todos tenham acesso”, pontua.

A mostra inclui trabalhos feitos em resina que podem ser apreciados por pessoas com deficiência visual. Ao visitar a exposição é possível tocar e sentir a forma criativa desenvolvida pelo artista. Está disponível ainda uma áudio-descrição, que pode ser acessada por meio de QrCod: basta colocar a câmera do celular para ouvir a descrição da obra em uma narração detalhada. A exposição proporciona uma arte inclusiva, para que todos tenham acesso.

“O trabalho cresceu, gerou um livro e também essa parte para deficientes visuais. É muito gratificante estar aqui hoje mostrando este trabalho, que nasceu de um sonho antigo. Faço questão de sempre priorizar a apresentação das peças aqui em Itabira, porque é minha terra”, relata Genin Guerra.

A exposição pode ser visitada, seguindo todas as regras sanitárias para evitar propagação da Covid-19, de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, até o dia 28 de fevereiro. Pra agendamento de visita orientada, entrar em contatdo com o Núcleo de Acervo e Pesquisa da FCCDA no telefone: (31) 3835-2102.

 

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.