Cemei do Fênix receberá o nome da ex-vereadora “Dona Dudu”

 677 Visualizações

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do bairro Fênix deve receber o nome da professora, conselheira matrimonial, catequista de noivos e ex-vereadora, Edwiges Maria Barbosa e Silva Costa, mais conhecida como Dona Dudu. A proposta foi apresentada pelo vereador José Júlio Rodrigues “Combem” (PP). O projeto de lei foi aprovado por unanimidade, em única discussão e votação, na semana passada. 

“Desde criança, com 6 anos de idade, dona Dudu já sabia ler e escrever porque participava das aulas que sua mãe ministrava na comunidade de Torres. Sentia-se muito feliz em auxiliar os alunos da escola com dificuldade na aprendizagem. Dali foi surgindo na menina Dudu um espírito de liderança. Participava das festas cívicas da escola, ensaiava os coleguinhas e incentivava-os ao entusiasmo e eloquência. Sua vida foi pautada pelo ensino e pela ajuda ao próximo, onde atuou à frente de várias entidades em Itabira”, diz trecho da justificativa da matéria.

Natural de São Gonçalo do Rio Abaixo, dona Dudu era ativa politicamente e foi vereadora de 1983 a 1992. Mais tarde, passou o legado para os filhos  Geraldo Martins da Costa “Lado” (2005 a 2008 e 2013 a 2015) e Adelio Martins da Costa “Decão” (2017 a 2020). Dona Dudu faleceu em 30 de outubro do ano passado, aos 81 anos. Ela deixou o marido, Dário Martins da Costa, 86; com quem teve 19 filhos (5 já faleceram); 32 netos e 12 bisnetos. 

“Neste momento, homenageá-la é guardar na histórica de Itabira, a força e garra de uma mulher, que mesmo nas dificuldades, enfrentou o mundo e se dedicou ao próximo”, frisou Júlio do Combem. 

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.