Mutirão em Itabira chega ao fim com mais de 1.500 carteiras de identidades confeccionadas

 648 Visualizações

Chegou ao fim, ontem (16/12), o mutirão para emissão de carteiras de identidade em Itabira. A ação foi realizada no estacionamento da Câmara Municipal de Itabira entre os dias 14 e 16 de dezembro. A previsão era emitir mil identidades durante os três dias de mutirão. No entanto, o resultado superou as expectativas e mais de 1.500 documentos foram confeccionados ao longo da semana.

Na terça-feira (14/12), primeiro dia do mutirão, foram emitidas 420 carteiras de identidade. Na quarta-feira (15), 498 documentos foram confeccionados. Ontem (16/12), foram 450. Além desses resultados, a Polícia Civil somou ainda os dados obtidos pelos dois postos de identificação que têm na cidade: mais 200 carteiras de identidade. Somando, então, 1.568 documentos emitidos. 

“Alcançamos um número bastante expressivo. Sabemos que não solucionará a demanda, mas já ajuda bastante. Durante a entrevista que a gente fez com as pessoas no mutirão, muita gente alegou que não conseguia ter acesso a benefícios sociais, como o FGTS, e até mesmo salário, por não ter o RG (Registro Geral). A gente sabe a importância desse documento na vida de cada um. E quando conseguimos resolver isso, a população pega na nossa mão e fica numa felicidade”, externou o investigador de Polícia Civil e coordenador do mutirão, Paulo do Carmo,  durante coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem.

O deputado estadual Bernardo Mucida, que intermediou o mutirão junto a Polícia Civil, lembrou que é direito de todo cidadão ter sua documentação e disse estar contente por contribuir para agilizar o serviço em Itabira. 

Já o delegado regional Helton Cota citou que o serviço de emissão de identidade acumulou durante a pandemia, uma vez que nos períodos mais críticos o documento só era confeccionado em casos emergenciais. “Com a união de esforços e o sucesso que foi, vamos conseguir trazer um novo mutirão ao longo de 2022 certamente. O resultado foi acima do esperado e o atendimento foi super bem organizado”, comentou. 

O presidente do Legislativo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), ressaltou a estrutura que a Câmara montou para receber a população. Cerca de 300 cadeiras foram disponibilizadas, duas tendas foram montadas para proteger as pessoas da chuva e do sol, quatro banheiros químicos foram alugados, mesas e impressoras instaladas, e muito mais. Além disso, o vereador agradeceu o empenho de todos servidores e colaboradores que contribuiram para que o mutirão acontecesse. 

“Sabemos que a Polícia Civil faz o que pode e o que não pode para conseguir atender a demanda. Mas faltava algo a mais. Diante dessa necessidade houve a união de forças para diminuir um pouco do gargalo tremendo que Itabira vivenciava. Nosso objetivo é tranquilizar para que os postos de identificação da Câmara e Delegacia possam funcionar da melhor forma possível”, destacou Weverton Vetão.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.