Mais de 20 mil pessoas estão com a segunda dose atrasada em Itabira

 628 Visualizações

Com campanhas frequentes de imunização contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalha para completar o ciclo vacinal de 100% da população autorizada a ser vacinada. Porém, ainda há um caminho a trilhar por milhares de itabiranos que estão com a segunda dose atrasada. Segundo a Saúde, 35.858 pessoas precisam completar o esquema vacinal, o que equivale a 33.88% do público estimado. Dentro deste montante, 20.233 estão com doses atrasadas e 15.625 ainda estão dentro do prazo para a segunda dose.

Ainda não se vacinaram com a primeira dose 12.892 pessoas, ou seja, 12,18% da população autorizada a se vacinar. Nesta semana, a imunização na cidade continua com a primeira e segunda doses da Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos e dose de reforço para maiores de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose há 5 meses.

A novidade é que a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais liberou a primeira dose do imunizante Pfizer para maiores de 18 anos que ainda não tomaram a vacina. Antes, este público estava limitado a receber a primeira dose apenas da Coronavac ou AstraZeneca.

A preocupação da SMS é de que as pessoas com doses atrasadas obriguem a devolução de vacinas ao Estado. Isso ocorre porque as vacinas chegam ao município com doses contabilizadas de acordo com a população e têm prazo de validade. Se isso ocorrer, a população que não se imunizou terá que esperar por uma nova remessa.

Além disso, há o risco à Saúde. A SMS alerta para o risco de contaminação da Covid-19, principalmente com as novas cepas descobertas e a aproximação das festas de final de ano. “A população precisa completar o esquema vacinal para não comprometer o sistema, evitar perdas e contaminações com novas cepas do vírus”, diz Natália Andrade, superintendente de Vigilância em Saúde.

Veja como está o calendário de vacinação

– Dia 16 (quinta-feira) – Drive-thru da Prefeitura estará fechado

– Dia 17 (sexta-feira) – Imunização com a Pfizer para quem não tomou nenhuma dose, segunda dose para vacinados até o dia 26/11 com a primeira dose e reforço para imunizados há 5 meses com a segunda dose.

A imunização será no drive-thru da Prefeitura Municipal, no horário de 8h30 às 15h30. É necessário apresentar cartão de vacina, documento com foto e comprovante de endereço.

Caso não possa comparecer ao drive-thru, basta entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência para agendar a vacinação.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.