ESPORTES – “Esquenta” para o Amador, Copa Luiz Miranda chega ao fim e guarda expectativas para 2022

 474 Visualizações

Competição envolveu 10 clubes e marcou a volta do futebol amador em Itabira; Ivipa sagrou-se campeão nesse domingo (12), ao bater o Grêmio por 1 a 0, no Estádio Prudêncio Silva

Chegou ao fim neste domingo (12) a Copa Luiz Miranda de Futebol Amador. O Ivipa bateu o Grêmio por 1 a 0, no Estádio Prudêncio Silva, e sagrou-se campeão. A competição é um “esquenta” para o retorno do Campeonato Amador, já projetado e sendo trabalhado para ser, no ano que vem, o maior já promovido em Itabira.

Foto: Lucas Fernandes/ Viacomercial

O trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e a Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa) é para que o Campeonato Amador de 2022 seja disputado em seis meses, com mais de 20 clubes. O planejamento já é feito e será apresentado no início do ano que vem. Também está sendo elaborado o projeto “Cada Campo uma Escolinha”, voltado para o ensino do futebol a crianças nos campos amadores do município.

Foto: Lucas Fernandes/ Via comercial

“O Esporte é olhado com carinho em Itabira. Retomamos com os trabalhos da secretaria nesta gestão e é muito importante que já tenhamos conseguido realizar esta competição logo no primeiro ano. Os investimentos já acontecem, com reformas em praças esportivas já licitadas e em execução. No ano que vem, com mais orçamento, teremos ações ainda mais intensas”, comentou a responsável pela SMELJ, Natália Lacerda.

O prefeito Marco Antônio Lage entregou o troféu de campeão ao Ivipa. Ao parabenizar a equipe vencedora, o chefe do Executivo defendeu a valorização do futebol amador em Itabira. “Temos aqui um estádio cheio, com muitas pessoas que vieram para assistir a uma partida de futebol, ter um momento de lazer e consumir nas barracas e no bar do estádio. Então, é um ciclo virtuoso que precisa ser apoiado e trará bons frutos para Itabira”, disse o prefeito.

Foto: Reprodução

Marco Antônio falou sobre o Amador de 2022 e das expectativas para os projetos no Esporte. “Nós vamos colocar recursos da Prefeitura para ter o maior e melhor Campeonato Amador que Itabira já teve. Contamos com a parceria da Lifa nesta organização e com a parceria dos clubes para que se organizem e façam uma ótima competição. Mas contamos, sobretudo, com a comunidade, que precisa se apropriar do Amador, mostrar que é um evento que Itabira abraça e garantir que ele nunca mais seja interrompido, como foi nos últimos anos”, completou.

Foto: Reprodução

A copa encerrada neste domingo homenageou o ex-presidente do Valério, Luiz Miranda. O evento de premiação contou com a presença do irmão do homenageado, Vicente Miranda. Emocionado, ele agradeceu pela lembrança do nome do irmão e disse que Luiz estaria muito feliz em ver a retomada do futebol amador em Itabira.

O jogo

A partida foi equilibrada e com poucos lances de emoção. O goleiro Felipe do Ivipa, escolhido melhor da posição, assim como o adversário, Paulinho, tiveram poucas intervenções consideradas importantes. O jogo transcorreu entre as intermediárias, com ligeira vantagem para o Ivipa, de maior potencial ofensivo.

Foto: Darlan Willian

O meio campo comandado por Felipe Reis prendia a bola no setor, amparado com a figura marcante defensiva do zagueiro Breno, o capitão do time campeão foi absoluto. O Grêmio se limitava a cruzamentos na área, chutes de média distância e cobrança de faltas através de Kleber Binha. Além de apostar em lances individuais de Allan Delon, que brigava pela artilharia, com dois gols a menos que o goleador principal, Jefferson, eliminado nas semifinais pelo Vila Nova.

Foto: Lucas Fernandes/ Via comercial

O gol

Depois de encerrado o primeiro tempo sob um verdadeiro temporal que durou cerca de 10 minutos, a etapa final teve sol forte. Diante do clima, o árbitro Robson Luiz “Bita” optou por parada técnica para reidratação, assim como na primeira parte da partida. Logo aos 10 minutos, o gol do título: lançado da defesa para o ataque na chamada “ligação direta”, o meia Leonan, em passe de efeito, encontrou o centroavante Elvinho, que com sutileza desviou a ponto de impedir defesa do goleiro Paulinho, no canto direito, alto. Dono do resultado restou ao Grêmio esboçar pressão, mas corria riscos nos contra ataques.

O Ivipa conseguiu segurar o resultado até o apito final. Ao final comemoração dos torcedores em caravana da vila Paciência, até o bairro Praia, no estádio Prudêncio Silva, palco da entrega do título.

Grêmio: Paulinho; Breno, Fernando, Aldo e Paulo Jorge (Jean); Paulo Henrique (Weuller), Luiz (Wagner), Shell, e Kleber Pinha; Allan Delon (Talisson) e Léo (Lucas Sassá). Técnico: Nelson.
Ivipa: Felipe; Gui, Breno, Natan e Caio; Felipe Reis (Kenner), Gueguê, Neguinho  (Theco) e Leonan; Talinho (Felipe) e Elvinho. Técnico: Roger.

Arbitragem: Robson Luiz “Bita”
Ciro Gomes de Castro
Damião Sotero
Público: 1200 torcedores por controle de acesso

Foto: Darlan William

Fonte: ACOM-PMI/ SMELJ

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.