Nivaldo Ferreira dos Santos – Parceria entre universidade e comunidades de Itabira

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 772 Visualizações

Conforme comentado em textos anteriores, nas últimas semanas começou a se tornar realidade a tão sonhada parceria entre a Universidade Federal de Itajubá (Unifei-campus Itabira) e as associações de moradores dos bairros e comunidades rurais de Itabira – esse foi o principal destaque da assembleia geral da Interassociação realizada no dia 07/11/2021.

Na ocasião, a professora Giselle Queiroz, coordenadora de projetos de extensão da Unifei, relatou que o campus Itabira iniciou suas atividades em 2008 com os cursos de engenharia da computação, engenharia elétrica e engenharia de materiais – e ela veio para Itabira em 2010, quando começou a funcionar o curso de engenharia ambiental. A professora comentou também que no início o campus de Itabira contava com cerca de 70% de professores com formação em nível de mestrado e atualmente os professores com doutorado e pós-doutorado são maioria, correspondendo a 70% do total.

Giselle destacou ainda que as atividades de pesquisa sempre foram muito mais valorizadas que a extensão, mas nos últimos anos a extensão aumentou a sua importância e passou a ser mais valorizada, permitindo desenvolver mais atividades junto à sociedade, principalmente a partir de 2017 – como parte desse processo, os profissionais e alunos da Unifei vêm buscando interagir mais com a comunidade e conhecer melhor as demandas locais.

Outra informação destacada pela professora Giselle é que atualmente a comunidade de Itabira e região ocupa mais da metade das vagas oferecidas nos cursos da Unifei – diferente do que ocorria no início da implantação do campus Itabira, quando poucos alunos eram daqui, agora cerca de 54% das vagas são ocupadas por alunos de Itabira e região. Mas ainda é necessário trabalhar muito para que os alunos se mantenham nos cursos, pois a evasão é muito alta, chegando a 39% no primeiro ano dos cursos do nosso campus.

Conforme as palavras da própria Giselle Queiroz, “nós da Unifei viemos fazer um convite para que as comunidades se integrem às atividades da universidade e nos ajudem a estimular os alunos a continuarem seus cursos e a desenvolverem atividades e projetos que possam atender os interesses das comunidades locais – entendemos que é o momento de efetivar uma parceria com a Interassociação e as associações de moradores para realizar capacitações, projetos e outras atividades em cada uma das comunidades que tiverem interesse em trabalhar junto conosco”.

E ela completou afirmando também o seguinte: “Atualmente dispomos de um espaço de ‘co-working’ – o ‘Itabira Hub’ – e estamos convidando a Interassociação e outras organizações para ocuparem espaço nessa estrutura. Já está confirmado o desenvolvimento de atividades no ‘Itabira Hub’ com a Secretaria Municipal de Educação, a Vale, o Hospital Nossa Senhora das Dores, a Interassociação e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Itabira (ACITA). E esperamos contar com outras organizações parceiras, à medida em que formos desenvolvendo ações e projetos com cada uma dessas organizações”.

Segundo ela, as demandas da comunidade podem gerar atividades que serão desenvolvidas como parte dos Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), projetos de extensão, projetos de pesquisa e outras modalidades – a intenção é focar as ações no público jovem e incentivar a formação profissional e acadêmica dos nossos jovens.

E para iniciar tais ações o primeiro ponto dessa parceria, denominada de “Unifei nos Bairros”, é fazer contato diretamente com cada associação de moradores e conhecer as demandas de cada comunidade para já termos alguns projetos em execução nos bairros e comunidades rurais, com ações efetivas, a partir do início de 2022, focando em temas como empreendedorismo, aplicações práticas das engenharias, levantamentos de dados sobre a realidade das comunidades e outras questões que sejam relevantes.

Após alguns dos participantes da reunião apresentarem suas sugestões, ficou definido que a equipe da Unifei vai organizar um Plano de Trabalho juntamente com a diretoria da Interassociação e brevemente será realizado um encontro com líderes das comunidades para tomar conhecimento das demandas de cada local e dar sequência aos projetos e ações.

Quem quiser saber mais sobre os trabalhos da Interassociação e das associações de moradores pode entrar em contato pelo telefone (31)3834-0874 ou pessoalmente de terça a sexta, de 13 às 17 horas, na sala 42 do Mercado Municipal “Caio Martins da Costa”, localizado à Avenida João Pinheiro, 535 – Centro – Itabira. Informem-se e participem!

PARCERIA TAMBÉM NA ÁREA DA CULTURA

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade também iniciou a realização de atividades em parceria com as associações de moradores – a parceria ganhou o nome de “Arte nos Bairros” e pretende levar oficinas, apresentações culturais e outras atividades para os bairros e comunidades rurais, descentralizando as atividades da área em Itabira. As primeiras atividades já chegaram às comunidades durante a “Semana da Consciência Negra” com oficinas de penteados, percussão, turbantes, capoeira e outras.

As entidades interessadas em receber as atividades da área cultural devem entrar em contato com a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade pelo telefone (31)3835-2102 e falar com Cecília.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *