Defesa Civil e Vale realizam simulado de evacuação de rompimento de barragens

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 577 Visualizações

Itabira vivenciou, neste sábado (27/11), mais um simulado de evacuação de rompimento de barragens.

Promovido pelas Defesas Civis Municipal e Estadual, em parceria com a mineradora Vale, o procedimento testou a resposta da população na hipótese de alguma situação extrema envolvendo as estruturas que acumulam rejeitos.

O simulado simulado prático de emergência envolveu moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Pontal, do Complexo Itabira.

As sirenes tocaram às 14 horas e, cerca de meia hora depois, o treinamento foi encerrado para a população. Em uma sala de comando, coordenadores acompanharam todo o trabalho.

Foto: Heitor Bragança

A coordenadora da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itabira (Compdec), Nilma Macieira de Castro, destacou a importância do simulado. Segundo ela, é preciso, constantemente, promover ações que estimulem a cultura de prevenção no município.

“Um simulado como este, com toda essa estrutura, visa justamente cumprir com esse objetivo, que é levar para a comunidade as informações que ela necessita para se sentir mais segura. Não há dúvidas de que as pessoas que participam dos simulados estão mais preparadas para agir em uma situação de emergência. E o compromisso da Defesa Civil é de trabalhar todos os dias para que esta cultura da prevenção esteja cada vez mais forte em Itabira”, disse Nilma.

Foto: Heitor Bragança

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *