Motoristas de ônibus de Belo Horizonte suspendem greve até sexta-feira (26)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 419 Visualizações

Os motoristas de ônibus de Belo Horizonte decidiram suspender a greve da categoria até a próxima sexta-feira (26). Com isso, os ônibus voltam a circular nas ruas da capital mineira amanhã, após dois dias de paralisação. Até lá, trabalhadores e os donos das empresas de ônibus tentam chegar a um acordo sobre a proposta de reajuste salarial dos motoristas.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Belo Horizonte (STTR), a greve pode ser retomada caso uma contraproposta não seja apresentada pelo sindicato patronal. As duas partes se comprometeram a avisar trabalhadores e empresas de ônibus sobre o retorno às atividades. 

O acordo foi feito em uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3), na tarde desta terça-feira (23). A reunião, mediada pelo desembargador Fernando Rios Neto é a segunda realizada nesta semana. Ontem, trabalhadores e empresários não chegaram a um acordo sobre o reajuste salarial. 

Greve

A greve dos motoristas de ônibus de Belo Horizonte foi deflagrada à 0h desta segunda-feira (22) e afetou usuários em toda a cidade. De acordo com a prefeitura, menos de 30% da frota estava em circulação. Sem ônibus circulando nas ruas, passageiros tiveram que recorrer ao metrô e outros tipos de transporte, como carros de aplicativo e táxi. 

Reajuste

Motoristas de ônibus pedem reajuste de 9% sobre os salários mais o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INCP), além de aumento de R$ 454 para R$ 800 no vale-alimentação da categoria. Eles também querem que as empresas paguem um adicional por acúmulo de função, já que, com a demissão dos cobradores, os motoristas também passaram a executar essa função. 

Fonte: Itatiaia

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *