Parque Ecológico do Juca Batista será revitalizado por meio da parceria entre Una Itabira e Universidade Federal de Itajubá

 385 Visualizações

Projeto será realizado pela ONG Engenheiros Sem Fronteiras e contará com a participação de alunos do campus Una Itabira

O Parque Ecológico do bairro Juca Batista, em Itabira, será revitalizado graças a uma parceria entre a Una Itabira, integrante do ecossistema Ânima Educação, e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI – Campus Itabira), por meio de sua ONG Engenheiros Sem Fronteiras. Os alunos de arquitetura e urbanismo da instituição de ensino irão desenvolver o projeto arquitetônico das edificações e colaborar na execução da obra.

O projeto de extensão será coordenado pela professora Daniela Cristina Rocha, docente da Una Itabira, com a participação do professor Bruno Oliveira Nascimento. Todo o projeto será conduzido em parceria com professores e alunos da UNIFEI, proporcionando trocas de conhecimentos e interação entre as duas universidades, bem como parceiros e moradores da região. 

“Esse projeto visa oferecer um espaço com mais infraestrutura para as aulas de futebol e de skate que são ministradas às crianças e aos jovens do bairro Juca Batista. De acordo com análises feitas após visita ao parque, percebeu-se que, apesar das instalações estarem bastante depredadas, o potencial ganho para os moradores do bairro e da cidade como um todo será enorme com a revitalização do local”, salienta a professora Daniela Cristina Rocha.

A proposta é fazer a revitalização de todos os espaços construídos do Parque Ecológico Juca Batista. Nas outras áreas serão realizadas capinas regulares como forma de garantir a segurança das pessoas quando utilizarem o parque.

ONG Engenheiros Sem Fronteiras

Em parceria com a Prefeitura de Itabira, escolas, creches, conselhos, associações, projetos sociais, universidades e cursos profissionalizantes públicos e privados da região, a organização sem fins lucrativos “Engenheiros Sem Fronteiras” (ESF) – Núcleo Itabira – está vinculada à Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira – como um projeto de extensão, desde 2012. São desenvolvidas diversas ações de impacto social em sete diferentes áreas de atuação: comunicação, diversão, educação financeira, eletricidade, inclusão digital, meio ambiente e, mais recentemente, música. 

O ESF de Itabira é um dos núcleos com mais participantes do Brasil. O projeto já impactou diretamente mais de 5000 pessoas. O Engenheiros Sem Fronteiras busca utilizar a engenharia e suas tecnologias como forma de promover o desenvolvimento humano e sustentável na sociedade.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.

Fonte: ACOM-UNA

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.