Prefeitura de João Monlevade assina convênio em prol da Microbacia do Córrego dos Coelhos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 145 Visualizações

Prefeitura de João Monlevade assina convênio em prol da Microbacia do Córrego dos Coelhos

O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), assinou, na manhã desta quinta-feira (21), um Termo de Colaboração Técnica com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agepav), filial Governador Valadares. A assinatura ocorreu no gabinete do chefe do Executivo monlevadense.

O convênio assinado contou com a anuência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-DOCE) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba/MG) e objetiva realizar, de forma conjunta, atividades vinculadas à elaboração de estudo ambiental de concepção, cadastro técnico, estudos ambientais, projetos básico e executivo do sistema de esgotamento sanitário da Microbacia do Córrego dos Coelhos, que abrange vários bairros e localidades do município de João Monlevade.

O projeto hidrosanitário da Microbacia do Córrego dos Coelhos consiste na realização de estudos topográficos e geotécnicos, planos de trabalho e execução de projetos, cadastros técnicos e obras para a implantação, expansão e adequação de sistemas de efluentes domésticos que contemplam as vertentes que convergem para o córrego. Ele abrange os bairros Boa Vista, Campo Alegre, Cidade Nova, Industrial, Ipiranga, Nova Cachoeirinha, Ponte Funda e Recanto Paraíso. O investimento estabelecido no Termo é de R$ 417.540,59.   

De acordo com o prefeito Laércio Ribeiro, a assinatura do documento é um momento de grande importância para a administração, pois não se trata apenas de uma questão de meio ambiente, mas, sim, de saúde pública. “Estou muito satisfeito com essa parceria e agradeço a todos pelo empenho. Temos que ter um olhar apurado para essa questão. Tratar e levar água de qualidade para a população é um de nossos objetivos. É o marco de um novo tempo em nosso município. A região é muito visível e é até um trabalho didático cuidar dessa microbacia”, afirmou.

Já o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante) destacou o empenho do governo na elaboração e execução de projetos voltados para o saneamento básico e meio ambiente. “Esse é um momento histórico e agradeço a todos pelo empenho na questão, secretários, DAE e todos os envolvidos. Monlevade pode se tornar uma vitrine nesse tema para outros municípios”, enfatizou.

O presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, Gustavo Maciel (Podemos), parabenizou o governo pela iniciativa e também frisou a importância do convênio. “Parabenizo o prefeito Laércio Ribeiro e equipe pela iniciativa. São obras que, muitas vezes, deixam de ser feitas por outros governos porque não aparecem, não possuem tanta visibilidade, porém, são extremamente necessárias e os problemas que envolvem as bacias e microbacias afetam a todos”, disse o parlamentar.

O presidente do CBH-DOCE e ex vice-prefeito de Nova Era, Flamínio Guerra Guimarães, também destacou a importância da parceira realizada e fez uma breve explanação sobre os ganhos de Monlevade e região com o a assinatura do Termo. “É uma satisfação enorme estar aqui hoje firmando essa importante parceria. A Agepav está entre as melhores agências do Brasil, com 18 anos de experiência. Essas parcerias são fundamentais, pois proporcionam a viabilização de recursos para a execução de importantes projetos. É uma mudança de concepção e investimento no futuro da região. Os trabalhos são intensamente monitorados e o objetivo é fazer mais com menos”, destacou.

Presenças

Também estiveram presentes à assinatura do Termo o vereador Belmar Diniz (PT), o diretor do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), José Afonso Martins, os servidores da autarquia, Gilmar Rodrigues da Silva e Lucas Costa Bicalho, o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos da Silva, o assessor de Comunicação de Executivo, Geraldo Magela Gonçalves e o chefe de Gabinete Geraldo Giovani Silva.

Fonte: ACOM-PMJM

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *