Prefeituras de João Monlevade e Rio Piracicaba discutem solução para problemas do bairro Egito

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 210 Visualizações

Os prefeitos de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), e de Rio Piracicaba, Augusto Henrique da Silva (Cidadania), se reuniram com moradores do bairro Egito para tratar sobre os problemas de infraestrutura e falta de água, que ocorrem na comunidade. A reunião ocorreu na manhã de hoje (15), na Prefeitura de João Monlevade.

O bairro é território de Rio Piracicaba, mas os moradores querem que a localidade seja integrada a João Monlevade. Porém, a questão territorial depende de aprovação na Assembleia Legislativa de Minas e demais órgãos, não podendo ser resolvida a curto prazo. Deste modo, os dois prefeitos discutiram formas de solucionar os problemas mais urgentes, como o abastecimento e infraestrutura.

Durante a reunião, ficou acordado que o Procurador Geral do Município de João Monlevade, Hugo Lázaro Marques Martins, e o Assessor Jurídico da Prefeitura de Rio Piracicaba, Francisco Pantuza Antunes, vão formular um termo de parceria que permita a João Monlevade pelo menos fornecer água para abastecer a comunidade. Uma nova reunião será marcada este mês, para apresentar a solução para os moradores.

Além dos prefeitos, seus assessores jurídicos e moradores, participaram da reunião o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante), o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, e o secretário adjunto de Obras, Ermelino Hilário Martes.

Entenda

O bairro Egito, que pertence ao município de Rio Piracicaba, vem há anos sofrendo com problemas diversos como falta de infraestrutura e principalmente desabastecimento de água. Essa última questão vem se acentuado nos últimos meses, provocando uma série de reclamações por parte de quem mora na localidade.

O abastecimento da localidade é de responsabilidade do município vizinho, mas desde que assumiu a prefeitura de João Monlevade, Dr. Laércio vem trabalhando para sanar a questão. O prefeito determinou o abastecimento da localidade por meio de caminhões pipas de forma emergencial.

“Trata-se de uma questão humanitária e não podemos deixar a comunidade nesta situação. Por enquanto vamos abastecer o bairro Egito, dentro das nossas possibilidades, assumindo o nosso compromisso de cuidar das pessoas. Temos que balizar meios legais para que a população não fique prejudicada com a falta de água”, garantiu o prefeito.

Convênio

Em 2018, a Prefeitura de Rio Piracicaba celebrou convênio com o município de João Monlevade, visando à execução de obras para a captação de água subterrânea. O acordo terminou no final do ano passado. Desde então, a atual administração de Monlevade vem tentando acordos com o município vizinho para que a comunidade não saia prejudicada pela falta d´água.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *