Matriz de São Gonçalo é vistoriada pelo Iepha

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 194 Visualizações

Prefeitura prepara readequação de estrutura e restauração do teto para conservação de templo

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria de Cultura e setor de Patrimônio Histórico, juntamente com os engenheiros do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Arquitetônico (Iepha) e consultores do instituto IGTEC/UFMG vistoriaram na quarta-feira (29) a Matriz de São Gonçalo do Amarante. O objetivo foi dar parecer quanto a estrutura da edificação, já que a Prefeitura possui estudo quanto a readequação da estrutura e prepara edital para restauração do teto.

Em análise, a equipe constatou rachaduras em uma das torres, podridão da madeira da segunda torre e focos de cupins em alguns pontos que comprometem a conservação do templo, um bem patrimonial valioso para a cidade. O relatório com detalhes da vistoria está em andamento, mas devido as constatações “in loco”, a igreja permanecerá fechada e passará por dedetização. As imagens sacras, também talhadas em madeira foram cuidadosamente retiradas para garantir a conservação.  

A equipe vistoriou ainda a Igreja do Rosário que passará por intervenções devido a infiltração e providências quanto ao rebaixamento do teto, mas nada que interfira na programação das missas.

Vistoria em uma das torres da igreja matriz feita pelo engenheiro do Iepha, Richer Silvério Lucas. 

Fonte: ACOM-PSGRA/Nívia Leles

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *