Close Menu
    Nossas escolhas

    51º Festival de Inverno – Sexta-feira de música, literatura, bate-papo e cultura urbana em diversos pontos de Itabira

    18/07/2025

    Nivaldo Ferreira dos Santos – Os conselhos municipais precisam funcionar

    18/07/2025

    Governo de Minas divulga calendário do licenciamento de veículos de 2025

    18/07/2025

    Cruzeiro vence o Fluminense no Maracanã, quebra tabus e assume liderança do Brasileiro

    18/07/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    sábado, 19 julho , 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    Via Comercial
    • Itabira
    • Minas Gerais
    • Brasil
    • Mundo
    • Colunistas
      • Nivaldo Ferreira
    • Via Fotos
    • Emprego
    Via Comercial
    Home»Brasil»Ex-presidentes do TSE divulgam nota em defesa do processo eleitoral
    Brasil

    Ex-presidentes do TSE divulgam nota em defesa do processo eleitoral

    02/08/2021Nenhum comentário2 Minutos de leitura0 Visualizações
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp

    Todos os 15 ex-presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde a promulgação da Constituição de 1988 divulgaram hoje (2) uma nota em que defendem a lisura e a segurança do atual formato das eleições no Brasil, realizado por meio da urna eletrônica.

    O documento é assinado também pelo atual presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e por dois futuros presidentes, os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

    No texto, eles também se posicionam contrários à impressão de cada voto eletrônico, que dizem ser não ser “um mecanismo adequado de auditoria” para a votação. Para os ministros, a medida traz riscos “decorrentes da manipulação humana e da quebra de sigilo”.

    “A contagem pública manual de cerca de 150 milhões de votos significará a volta ao tempo das mesas apuradoras, cenário das fraudes generalizadas que marcaram a história do Brasil”, o texto da nota.

    Os ministros voltaram a frisar que desde 1996, quando se implantou a urna eletrônica, não foi documentado nenhum episódio de fraude no sistema eleitoral. A adoção do voto individual em papel não tem impedido as suspeitas de fraudes nos países que ainda o adotam, argumenta o texto.

    Outro ponto reiterado foi o de que o processo eletrônico de votação já possui diversas etapas de auditoria, que podem ser acompanhadas de perto pelos partidos políticos, bem como por representantes das mais diversas instituições, como a Procuradoria-Geral da República (PGR), a Polícia Federal (PF), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e universidades, entre outros.

    “A Justiça Eleitoral, por seus representantes de ontem, de hoje e do futuro, garante à sociedade brasileira a segurança, transparência e auditabilidade do sistema. Todos os ministros, juízes e servidores que a compõem continuam comprometidos com a democracia brasileira, com integridade, dedicação e responsabilidade”, completa a nota, que pode ser lida na íntegra no portal do TSE.

    A impressão de cada voto depositado na urna eletrônica encontra-se em discussão no Congresso, por meio de uma Proposta Emenda à Constituição (PEC), e é defendida por membros do governo federal, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, como uma espécie de garantia física do resultado eleitoral.

    Fonte: Agência Brasil

    TSE Urna Eletrônica Voto editável
    Artigo anteriorTrabalhadores nascidos em janeiro podem sacar auxílio emergencial
    Próximo artigo Minas distribui mais de 641 mil doses de vacinas contra a covid-19

    Postagens relacionadas

    Itabira Justiça

    1ª Jornada Jurídica de Itabira reúne, Ministro do STF, OAB e especialistas para debater a legislação minerária, ambiental e trabalhista

    17/07/202513 Visualizações0
    Brasil Educação

    MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

    14/07/20257 Visualizações0
    Brasil Economia

    FPM: repasse extra soma R$ 9,1 bi; União credita recurso nesta quinta

    10/07/202514 Visualizações0
    Adicionar Comentário
    Leave A Reply Cancel Reply

    As mais lidas

    Idoso de 75 anos é preso em flagrante após homicídio no bairro Major Lage de Baixo

    14/07/202568 Visualizações

    VIOLÊNCIA – Mulher é morta a facadas por outra mulher no Cruzeiro Celeste em João Monlevade

    13/07/202558 Visualizações

    Após ser flagrado nu em casa, fãs veem nude de Cauã postado por ele mesmo

    18/01/201840 Visualizações

    Itabira vive um fim de semana teatro, MPB e rock no 51º Festival de Inverno

    14/07/202525 Visualizações

    Dia Mundial do Rock é celebrado no 51º Festival de Inverno de Itabira

    13/07/202524 Visualizações
    Mais populares

    Idoso de 75 anos é preso em flagrante após homicídio no bairro Major Lage de Baixo

    14/07/202568 Visualizações

    VIOLÊNCIA – Mulher é morta a facadas por outra mulher no Cruzeiro Celeste em João Monlevade

    13/07/202558 Visualizações

    Após ser flagrado nu em casa, fãs veem nude de Cauã postado por ele mesmo

    18/01/201840 Visualizações
    Nossas escolhas

    51º Festival de Inverno – Sexta-feira de música, literatura, bate-papo e cultura urbana em diversos pontos de Itabira

    18/07/2025

    Nivaldo Ferreira dos Santos – Os conselhos municipais precisam funcionar

    18/07/2025

    Governo de Minas divulga calendário do licenciamento de veículos de 2025

    18/07/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
    © 2025 Via Comercial. Desenvolvido por Dislei Gomes - Política de privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.