Governo de Minas prevê rombo 23% menor no orçamento de 2022 em relação ao deste ano

 369 Visualizações

O Governo de Minas prevê um déficit de R$ 12,4 bilhões para 2022, valor 23,57% menor do que o deste ano, de R$ 16,2 bilhões negativos. O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias foi encaminhado nesta sexta-feira (14) à Assembleia Legislativa.

A informação foi adiantada à Itatiaia pela secretária estadual de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto. “A gente tem conseguido que essa despesa cresça num ritmo menor e conseguido trazer a receita para um crescimento mais veloz. É o que a gente precisa neste momento para conseguir, em alguns anos, o equilíbrio das contas públicas”, afirmou.
A secretária explicou que a arrecadação do Estado não tem piorado, apesar da pandemia. “Algumas outras questões acabam compensando isso, como a alta do dólar, a alta dos combustíveis, visto que o Estado arrecada muito ICMS de combustível. Isso tem equilibrado entre perdas e ganhos.”

Ela ressaltou, ainda, que a reforma da Previdência deixou mais lento o déficit do Estado no setor e afirmou que Minas terá recursos extras no ano que vem. “Já está considerado, por exemplo, algum ingresso de receita em torno do acordo com a Vale”, disse.
“A gente tem uma melhoria – e esse é o ponto mais importante – da arrecadação de impostos e a gente tem uma queda de despesas”, resumiu a secretária.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.