Prefeitura de Itabira inicia planejamento estratégico com foco em programas e metas

 386 Visualizações

A atual gestão da Prefeitura de Itabira deu início, na última semana, à elaboração no Plano Plurianual (PPA) 2022-2025. O documento é construído com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e permite uma visão estratégica para os próximos anos, com foco em programas e metas pensados por cada secretaria.

Além do PPA, também é construído o Plano de Metas da gestão para 2021 a 2024. Esse programa estará inserido dentro do Plano Plurianual e ajudará a nortear a execução de ações da atual administração.

O início da montagem do planejamento estratégico foi marcado por um workshop entre os secretários municipais, o prefeito Marco Antônio Lage e o vice Marco Antônio Gomes, na semana passada, na Fazenda do Pontal. Durante um dia inteiro, os gestores e o primeiro escalão conversaram sobre metas, projetos e programas.

A coordenação do planejamento é exercida pelo assessor de Projetos e Captação de Recursos da Prefeitura de Itabira, Alisson Diego Batista Moraes. Também estão à frente dos trabalhos os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Breno Pires, e de Planejamento, Patrícia Guerra, com apoio dos consultores Antônio Claret e Carlito Andrade.

“Planejamento é mapear onde estamos, para onde vamos e como chegaremos até lá. Por isso, o trabalho é desenvolver metas, programas e projetos factíveis, capazes de levarem Itabira ao futuro sustentável, que é o sentido de tudo que faremos ao longo desses quatro anos. A cidade corre contra o tempo para conquistar a diversificação e isso requer passos bem dados e bem pensados”, comenta Alisson.

Construção e execução

A elaboração do planejamento estratégico observa pontos como as necessidades e as prioridades da comunidade; parcerias; monitoramento e avaliação; e construção de mecanismos de governança. Os programas elencados serão trabalhados por meio de “Centros de Resultados” compostos por secretarias que se correlacionam com as outras.

Os Centros de Resultados serão divididos em áreas como “Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida”, “Diversificação Econômica e Inovação”, “Sustentabilidade e Urbanismo”, “Governança” e “Eficiência, Resiliência e Produtividade”. Cada um desses times terá que apontar seus programas, objetivos, ações relacionadas, as ODSs relacionadas, secretarias envolvidas, metas, indicadores, cronogramas e custos estimados.

“Estamos falando de pensar agora o futuro que queremos para Itabira e para os itabiranos. Desenhar os caminhos, ajustar as rotas e definir a direção. Construir a nossa visão, colocar no papel os valores. É um trabalho muito importante e que impacta diretamente no sucesso da nossa gestão. Por isso, será feito com muito zelo, dentro daquilo que conversamos com a população na campanha e que é um compromisso nosso realizar”, afirma o prefeito Marco Antônio Lage.

Prazos

Os trabalhos internos para a elaboração do PPA seguem até o dia 4 de junho, quando o plano deverá ser aprovado pelo prefeito Marco Antônio Lage. Depois, até o dia 30 de julho serão promovidas audiências públicas para discutir o planejamento com a comunidade. A última etapa é o envio para a Câmara de Vereadores, com tramitação e aprovação previstas para até 31 de agosto.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.