Prefeito, secretário e Cemig tratam de energia elétrica no campo e projeto para o Centro Histórico

 389 Visualizações

Nesta quarta-feira (05/05), o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, e o secretário Municipal de Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT), José Maciel Duarte de Paiva, estiveram em Belo Horizonte para tratar de temas referentes ao fornecimento de energia elétrica no município. Eles foram recebidos pelo diretor de Distribuição da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Marney Tadeu Antunes, e discutiram pautas relacionadas às áreas urbanas e rurais.

De acordo com o prefeito, a conversa com o diretor da Cemig abordou quatro assuntos centrais: as queixas constantes de fornecimento insuficiente de energia elétrica na zona rural, o repotenciamento energético na Unifei e na região do distrito industrial, o projeto de cabeamento subterrâneo do Centro Histórico de Itabira e análise do beneficiamento feito a partir da instalação das lâmpadas de led no município.

 “Foi uma reunião que tratou de temas fundamentais para Itabira. A partir da demanda trazida pelos produtores rurais percebemos que há grande oscilação de energia no campo, prejudicando a produtividade e o bem-estar dos moradores. Outra questão é a necessidade energética que a Unifei tem e que foi avaliada como insuficiente pelos técnicos da Secretaria de Obras. E claro, planejar a transformação do Centro Histórico a partir de um novo arranjo para os cabeamentos que hoje são aéreos”, comentou o Marco Antônio Lage.

Ainda segundo o prefeito, serão montadas equipes de trabalho entre o município e a Cemig para trabalhar cada uma das demandas apresentadas pela Prefeitura de Itabira. As tratativas serão gerenciadas pela Secretaria Municipal de Obras, conforme explica o titular José Maciel.

“As reivindicações por melhorias chegaram através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que recebe relatos constantes de moradores que tiveram interrupções no fornecimento de energia e obtiveram demora no religamento”, diz. “A reunião também foi o primeiro contato para formalizar a intenção de revitalizar o Centro Histórico de Itabira, fazendo eletrificação subterrânea, dentro de um projeto maior da reurbanização. Também foi oportunidade operacional de checar junto a Cemig como está sendo o retorno para o município a partir da implantação das lâmpadas de led”, completa.

Fonte: Prefeitura de Itabira

LEIA MAIS

Comentários 1

  1. Mercês Moreira Amann says:

    Sou da região rural, e sempre temos falta de energia elétrica … o que é um grande desconforto e às vezes prejuízos. Acredito que vai ter bons resultados essa reunião da Prefeitura de Itabira com a Cemig.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.