CÂMARA MUNICIPAL – Vereadores aprovam homenagem ao professor José Antônio Sampaio

 116 Visualizações


Nessa terça-feira (04/05), a Câmara Municipal de Itabira aprovou uma homenagem ao professor José Antônio Sampaio. O projeto de lei que institui o Dia Municipal Professor José Antônio Sampaio foi apresentado pelo vereador Marcelino Freitas Guedes (PSB) e aprovado por unanimidade. A data deve ser comemorada anualmente, no dia 29 de abril.

Nascido em Santa Maria de Itabira no ano de 1898, o professor e historiador viveu em Itabira por toda sua vida, vindo a falecer em 1975. José Antônio Sampaio trabalhou pela valorização e preservação da história e cultura, por compreender a dimensão de sua importância no contexto cultural do país.

Como inspetor municipal de ensino, visitava as escolas rurais, estimado por todos, era muito bem recebido por onde passava e em todas as escolas dialogava com a comunidade lo Seu interesse em resgatar a memória de Itabira, o levou a idealizar e fundar o Museu Histórico de Itabira, sendo o seu primeiro diretor.

“O presente tributo tem como objetivo principal reconhecer o valor histórico-cultural de seus estudos e pesquisas sobre o Município e do legado deixado por ele, tal seja a idealização, fundação e implantação do Museu Histórico de Itabira, que abriga inúmeros documentos e peças recolhidos por ele ao longo de sua vida”, destacou o autor da homenagem.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.