Móveis do ex-prefeito Daniel de Grisolia passam a integrar acervo do Museu de Itabira

 584 Visualizações

O Museu de Itabira recebeu na noite desta quinta-feira (29) cinco móveis que pertenceram ao ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia. O mobiliário doado pela Prefeitura de Itabira vai integrar o acervo permanente da instituição cultural. Foram cedidos dois armários, mesa, cadeira e um chapeleiro. Os objetos foram utilizados por Daniel de Grisolia durante seu mandato como chefe do Executivo Municipal, que na época funcionava no prédio histórico onde hoje é a sede do Museu.

Móveis do ex-prefeito Daniel de Grisolia passam a integrar acervo do Museu de Itabira – Foto: Divulgação/ Prefeitura de Itabira

O anúncio da oferta e a assinatura do Termo de Recolhimento foram destaques na live especial do prefeito Marco Antônio Lage em homenagem aos 50 anos de história do Museu de Itabira, comemorados nesta data. Durante a transmissão ao vivo, direto do prédio da entidade e veiculada nas redes sociais, o chefe do Executivo lembrou o legado deixado por Daniel de Grisolia para o Município.

DG, como era popularmente conhecido, foi eleito vereador aos 28 anos. Também ocupou a presidência do Legislativo itabirano. Em 1958, elegeu-se prefeito, com apenas 34 anos. Em 1966, foi escolhido novamente para assumir a Prefeitura de Itabira.

Foi o itabirano, por exemplo, que colocou em prática o Plano Diretor de Urbanização, em 1959. Com espírito reivindicatório, Daniel de Grisolia conseguiu junto à estatal Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) o asfaltamento da rodovia que liga Itabira ao trevo da BR-381 e a realização do primeiro projeto de implantação do Distrito Industrial. Também são obras do ex-prefeito a construção da Estação Rodoviária Genaro Mafra, Mercado Municipal Caio Martins da Costa, Cemitério da Paz e das avenidas João Pinheiro e Central (hoje denominada com avenida Daniel Jardim de Grisolia).

“Daniel de Grisolia era visionário. Hoje marcamos toda essa história de dedicação ao nosso município, reconhecendo os móveis utilizados por Daniel de Grisolia no Paço Municipal. São símbolos dessa importante personalidade itabirana e agora passamos a considerar esses móveis como acervos do Museu de Itabira”, destacou Marco Antônio Lage.

Fonte: Prefeitura De Itabira

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.