PANDEMIA – Provedor do HNSD divulga carta aberta à comunidade de Itabira e região

 628 Visualizações

Nos mais de 160 anos de vida, o Hospital Nossa Senhora das Dores já vivenciou muitos momentos dramáticos, como a epidemia de Febre Amarela no fim do século XIX, a pandemia de Febre Espanhola no início do século XX e outros tantos desafios à saúde dos moradores de Itabira e região.

O HNSD sempre esteve aberto à população, cuidando dos enfermos, tratando das pessoas e se desdobrando para assegurar a saúde dos cidadãos. O trabalho de milhares de pessoas e a fé em Deus sempre foram marcas dessa centenária instituição.

Mas nada se compara ao que estamos vivendo nestes dias. Mesmo tendo nos preparado para enfrentar cenários críticos no atendimento às vítimas da Covid 19, chegamos a um limite dramático:

  • Não há mais leitos disponíveis nas enfermarias e nas Unidades de Tratamento Intensivo – UTI’s;
  • Nossos mais de 1.200 profissionais estão extenuados, trabalhando sem cessar e sem descanso;
  • No Pronto Atendimento a média diária de atendimentos Covid 19 praticamente quadruplicou, saltando de 34 em fevereiro para 134 em março;
  • O Pronto Socorro também está saturado, sendo que são mais de 160 atendimentos por dia só de Covid 19, um amento de 220% em relação a fevereiro. Os atendimentos estão sendo realizados em cadeiras, sem leitos inclusive de observação.

Nós do Hospital Nossa Senhora das Dores, fazemos um apelo a todos de Itabira: fiquem em casa, evitem reuniões e encontros, não circulem pela cidade. Neste momento, esta é a única forma de assegurar a saúde – e a vida – de vocês.

Às vezes achamos que isso não vai acontecer conosco, mas se você não colaborar, talvez uma pessoa muito querida sua acabe precisando de internação e não consiga. É importante repetir: não há mais leitos disponíveis.

Vamos juntos vencer este momento dramático, com fé em Deus e certeza de estarmos fazendo nossa parte. Continuaremos nossa missão de acolher, cuidar e tratar as pessoas, mas sem a participação de todos não conseguiremos salvar vidas.

Vaquimar José Vaz Provedor

Irmandade Nossa Senhora das Dores

Fonte: ASCOM HNSD

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.