ELEIÇÕES – Após 2ª recontagem, Geórgia certifica novamente vitória de Joe Biden no estado

 283 Visualizações

Por G1 Mundo

A Geórgia renovou nesta segunda-feira (7) a certificação do resultado das eleições presidenciais no estado, após uma segunda recontagem de votos confirmar, novamente, a vitória do democrata Joe Biden sobre o presidente Donald Trump.

As autoridades já haviam certificado Biden como vencedor da Geórgia em 20 de novembro. A vitória do democrata só foi declarada depois de uma recontagem manual das cédulas, o que ocorreu porque a vantagem do vencedor ficou abaixo de 0,5 ponto percentual.

Joe Biden, presidente eleito dos EUA, usa máscara em evento da equipe de transição em Wilmington em 1º de dezembro — Foto: Leah Millis/Reuters

Porém, a equipe legal de Trump pediu uma segunda recontagem, em mais uma tentativa do presidente derrotado em colocar em xeque o resultado das eleições. Novamente, a apuração mostrou que Biden venceu na Geórgia.

A certificação, geralmente um procedimento apenas burocrático, atribui oficialmente os 16 delegados do Colégio Eleitoral que deverão depositar os votos a favor do democrata em 14 de dezembro. Com isso, o presidente eleito passa a ser o primeiro democrata a vencer no estado desde Bill Clinton, em 1992.

Biden assegura votos no Colégio Eleitoral

Apoiador de Biden mostra cartaz em Michigan, estado que certificou vitória em 23 de novembro  — Foto: REUTERS/Rebecca Cook

Os estados terminam nesta semana de certificar seus resultados oficiais das eleições presidenciais americanas. A etapa atribui oficialmente os votos que serão dados no Colégio Eleitoral na semana que vem, oficializando, enfim, a vitória do democrata Joe Biden.

Na sexta-feira (4), a Califórnia certificou o resultado da eleição no estado, vencida por Biden. Assim, com mais 55 votos no Colégio Eleitoral, o democrata oficializou sua maioria na votação da próxima segunda-feira.

 

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.