Pesquisa mostra que uma a cada quatro pessoas não usa máscara em Ipatinga

 238 Visualizações

*Por Rádio Itatiaia

Um levantamento solicitado pela Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, no Vale do Aço, revela que um quarto da população do município em circulação pelas vias públicas ainda não aderiu ao uso de máscara como prevenção contra o coronavirus. 

A amostragem foi realizada por alunos de duas faculdades de medicina do Vale do Aço. A análise do comportamento não realizou nenhum tipo de abordagem, os indivíduos foram observados por pelo menos cinco minutos. Neste tempo foi verificado que no universo das 8, 2 mil pessoas analisadas 74% usam máscaras enquanto 26% abre mão da proteção. 

A referência técnica da atenção básica de saúde do município, Fabiana Figueiredo, detalha que existe ainda o grupo de pessoas que utiliza a peça, porém de forma errada. “Apesar de parecer um número pequeno, a gente então está considerando que os outros estariam usando a máscara de maneira correta, mas temos um quarto da população que usa e o restante que usa, porém pode estar errado de maneira errada.”

A pesquisa analisou ainda outros tipos de comportamento. A máscara de tecido que é a mais recomendada é a mais usada, porém grande parte dos observados usaram a peça apenas para entrar em locais fechados, conforme obrigada o decreto municipal.

“A população se preocupa em colocar máscara quando ela entra na farmácia, numa loja, mas durante a circulação eles retiram a máscara ou utilizam ela de forma incorreta e isso preocupa bastante porque o vírus não está só dentro do estabelecimento.”

Ainda conforme a pesquisa, 59% das pessoas mantiveram a máscara ajustada no rosto enquanto 40% deixavam boca ou nariz descobertos. Outro tipo de comportamento observado em Ipatinga é que mais de 42% das pessoas têm o hábito de tocar no centro da máscara.

Fabiana avalia que o comportamento de prevenção das pessoas precisa melhorar. “Não é porque a gente tem uma situação um pouco mais confortável que a gente tem que relaxar nas nossas medidas de prevenção. A máscara é uma das medidas de prevenção mais importante junto com a higienização das mãos.”

 

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.