SAÚDE – Com centenas de casos, Itabira inicia mutirões para combate à Dengue

A Prefeitura de Itabira começa, a partir desta segunda-feira (1º), o mutirão de limpeza para combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya.

A ação dos agentes de combate a endemias começa pelos bairros Bela Vista, Nova Vista e Eldorado, bairros que figuram entre os cinco mais afetados com casos confirmados de dengue no município.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), concluiu a limpeza no bairro Pedreira do Instituto, onde está o maior número de casos da doença, e também no Gabiroba, que ocupa o segundo lugar no ranking. No Gabiroba, por se tratar de um dos maiores bairros da cidade, o mutirão começou esta semana e continua ao longo da primeira semana de Junho.

Com o aumento crescente dos casos de dengue, a Prefeitura contratou uma empresa para recolher e transportar recicláveis nos bairros de maior incidência de casos, como forma de eliminar os criadouros do mosquito.

Antes de começar os mutirões, a população é orientada a colocar na calçada todo tipo de lixo reciclável que esteja em casa, principalmente aqueles com potencial de proliferação do Aedes aegypti. Sobre esta limpeza, o caminhão não recolhe entulhos e lixo orgânico, o que exige uma atenção ainda maior das pessoas. De acordo com último Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), divulgado em maio, foram registrados em Itabira 825 notificações, que culminaram em 411 casos confirmados de Dengue na cidade, além de um caso de  Chikungunya. 

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.