Plano AgroWin – Pesquisa mostra alto índice de aprovação da central de compras de Itabira

A Central de Compras de insumos agropecuários, implantada pelo plano AgroWin em 2018, vem consolidando suas ações em favor dos produtores rurais itabiranos com aquisições coletivas operacionalizadas, por meio do sindicato Rural, com apoio da Prefeitura de Itabira, Emater-MG e Acita – Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira. Uma pesquisa de avaliação foi elaborada para medir o índice de satisfação dos produtores rurais, que já fizeram compras pela Central e o resultado foi positivo.

A pesquisa amostral foi realizada pela Acita com cerca de 20% dos beneficiados, que adquiriram mudas frutíferas, adubos e calcário pela central de Compras no final de 2019. Os entrevistados responderam questões relativas à qualidade, prazo de entrega e locais de retirada dos produtos. Outras questões levantadas foram o grau de contentamento e o perfil dos produtores.

Veja abaixo a avaliação de acordo com o produto adquirido:

Mudas frutíferas – a qualidade das mudas e o prazo de entrega atenderam às expectativas de 80% dos entrevistados. Para 90% deles o local de retirada das mudas foi adequado. Todos os produtores entrevistados se disseram satisfeitos com o atendimento da central de compras e 90% deles indicariam a outros produtores a compra de mudas pela central.

Calcário – 70% dos entrevistados aprovaram a qualidade do calcário adquirido, enquanto 90% deles disseram que o prazo de entrega ficou dentro do previsto e 80% apontaram o local de retirada do insumo como adequado. A satisfação dos produtores atingiu o índice de 90% e esta mesma quantidade disse que recomendaria a central de compras a outros interessados em comprar o produto.

Adubo – este foi o insumo com menor nível de satisfação. Todos os entrevistados aprovaram apenas, em parte, a qualidade dos adubos. 50% deles agradaram do prazo de entrega e do local de retirada. O índice de satisfação atingiu 50% dos compradores, que aprovaram o atendimento realizado pela central e 100% deles recomendariam a outros produtores fazerem suas compras por da Central.

Foram apontadas algumas sugestões para melhorar o atendimento e atender a demanda dos produtores da região, como: maior divulgação das compras para atingir mais produtores, inclusão da compra do gesso agrícola e a possibilidade de estender as entregas nas propriedades na área rural.

De uma maneira geral, de acordo com a avaliação, a Central de Compras de insumos está atendendo de forma eficiente o público alvo.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.