COVID-19 – Aposvale suspende preventivamente atividades sociais em todo o país

Unidade da Aposvale em Itabira

A diretoria nacional da Aposvale – Associação dos Aposentados, Pensionistas e Empregados das Empresas Patrocinadoras da VALIA – publicou nota nesta quinta-feira (12), comunicando em caráter de urgência, a suspensão temporária das atividades sociais permanentes e eventuais em todas as sedes, incluindo a unidade da associação em Itabira. A medida foi tomada por causa da pandemia do Covid-19 (Coronavirus), e segundo a associação, visa garantir a integridade dos seus principais associados, que estão entre os grupos mais vulneráveis ao coronavirus.

“É de conhecimento de todos que está acontecendo no Brasil e no Mundo acerca do Coronavírus (COVID-19). A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta quarta-feira (11) que há uma pandemia do vírus em curso no mundo com a sua disseminação por mais de 100 países, em todos os continentes. No Rio de Janeiro (cidade sede da Aposvale Nacional), especificamente, foi confirmado hoje o primeiro caso de disseminação local. Somos uma Associação que tem os idosos como o seu público principal e, tendo em vista ser esse público o mais propenso a desenvolver complicações do COVID-19, decidiu-se adotar como MEDIDA PREVENTIVA a suspensão das atividades sociais permanentes e eventuais da Sede e Regionais até 31 de Março (19 dias)”, justifica a nota.

Durante o período as atividades administrativas, bem como as instalações da Aposvale, funcionarão normalmente.

A diretoria encerra a mensagem dizendo que “preza pela saúde e bem-estar de seus associados e, por conta disso, pede a compreensão de todos neste momento de mais atenção, prevenção e cuidado”.

Em Itabira a Aposvale tem cerca de 4 mil associados e cerca de 10% (400 pessoas), frequentam diariamente as dependências da unidade.

ITABIRA

Nesta semana a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Itabira, negou, também por meio de comunicado, informações sobre possível caso suspeito do Covid-19 (Coronavirus), no município.

“Na busca de informações, a SMS de Itabira detectou que o caso em questão trata-se de um paciente de Itabira que ao retornar do exterior e por estar com sinais gripais em Belo Horizonte, procurou imediatamente uma unidade hospitalar naquele município, quando foi registrado como suspeito, colhido material para exames tanto para realização em laboratório do hospital quanto para o laboratório de referência da rede pública e gerada a notificação à SES. O resultado do exame realizado em laboratório privado descartou o caso. Contudo, a Superintendência de Vigilância em Saúde de Itabira aguarda o resultado do laboratório público de referência que está em processamento. A SMS/Itabira reafirma que, até o momento, não tem em seu sistema de controle nenhum casos notificado de doença pelo coronavírus”.

CASOS NO BRASIL

O número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) subiu para 77 na atualização mais recente do Ministério da Saúde, divulgada na tarde de hoje (12). No balanço anunciado na parte da manhã, o total de pessoas infectadas era 60. 

O aumento se deu sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro, estados foco do vírus no país. No primeiro, os casos confirmados saíram de 30 para 42 entre os dois balanços de hoje. Já no Rio, aumentaram de 13 para 16.

Pernambuco identificou dois casos e pela primeira vez aparece na lista do Ministério da Saúde. Paraná (seis), Minas Gerais (um), Distrito Federal (dois), Rio Grande do Sul (quatro),  Alagoas (um), Espírito Santo (um) também tem casos confirmados.

Os casos suspeitos saltaram de 930 para 1.422, um aumento de 50% em menos de um dia. São Paulo também lidera nesse grupo (704), seguido por Minas Gerais (117), Distrito Federal (82), Rio de Janeiro (76) e Santa Catarina (73).

As situações descartadas somaram 2.662.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.