CORONAVÍRUS – Secretaria de Saúde em Itabira promove encontro para capacitação de 290 profissionais

A Secretaria da Saúde de Itabira (SMS), realiza nesta quarta-feira, 11, um encontro de Capacitação sobre Coronavírus (Covid-19).

O encontro acontecerá na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), à partir das 14 horas e deve reunir cerca de 290 profissionais da saúde e gestores dos hospitais da Rede pública de Saúde, Postos de Saúde da Família (PSF), e Unidades Básicas  de Saúde (UBS).

O evento faz parte da série de ações que o Governo municipal tem promovido com o intuito de preparar a rede pública em eventual circulação do vírus no Brasil.

Nesta semana a prefeitura de Itabira publicou comunicados negando um caso suspeito de coronavirus (Covid-19), no município. Notícias em nível nacional incluíram Itabira na lista de cidades de Minas Gerais, com casos suspeitos da doença.

Na nota divulgada a prefeitura ressalta que “considerando o Boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) sobre a existência de caso suspeito de coronavírus, veiculado às 15h40 do dia 06/03/2020, no qual foi inserido um caso de Itabira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabira esclarece que o município, até o último dia 09/03, não havia sido informado do caso pelo Estado.

Ainda de acordo com a prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na busca de informações, a SMS/ltabira detectou que o caso em questão trata-se de um paciente de Itabira que ao retornar do exterior e por estar com sinais gripais em Belo Horizonte, procurou imediatamente uma unidade hospitalar naquele município, quando foi registrado como suspeito, colhido material para exames tanto para realização em laboratório do hospital quanto para o laboratório de referência da rede pública e gerada a notificação à SES.

A prefeitura e a SMS encerra a nota dizendo que o resultado do exame realizado em laboratório privado descartou o caso. Contudo, a Superintendência de Vigilância em Saúde de Itabira aguarda o resultado do laboratório público de referência que está em processamento. “A SMS/ltabira reafirma que, até o momento, não tem em seu sistema de controle nenhum caso notificado de doença pelo coronavírus”, encerrou o comunicado.

COVID-19 NO BRASIL

O número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) subiu para 34 no país, com nove novos pacientes infectados em relação a ontem (10). O boletim foi divulgado pelo Ministério da Saúde ontem (10), em Brasília. A contaminação voltou a subir após ter ficado estável de domingo para segunda.

Além dos pacientes confirmados, foram registrados 893 casos suspeitos, uma redução em relação a ontem, quando o Ministério da Saúde contabilizou 930 pessoas nessa situação. Já os pacientes com infecção descartada pelas autoridades de saúde ficaram em 780.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.