sexta-feira, 27 novembro, 2020

Vale conclui construção de muro para conter rejeitos da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais

75
Visualizações

A construção de um muro para conter parte do volume de rejeitos da barragem Sul Superior e Inferior da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, cidade a 55KM de Itabira,na Região Central de Minas, caso ela se rompa, foi concluído pela mineradora Vale. 

A obra teve início em maio do ano passado e, na ocasião, a mineradora explicou que a estrutura “atuará como barreira física no sentido de reduzir a velocidade de avanço de uma possível mancha, contendo o espalhamento do material a uma área mais restrita”. O muro foi erguido a 6 km da barragem.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (9), a Vale destacou que o projeto “seguiu critérios técnicos internacionais e tem o objetivo de reter 100% dos volumes das barragens Sul Superior e Sul Inferior em um cenário hipotético extremo de ruptura, evitando que os rejeitos alcancem a Zona de Segurança Secundária dos municípios de Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo”.

Desde 22 de março de 2019, a barragem Sul Superior está em nivel 3, o mais alto para o risco de rompimento. Por questão de segurança, moradores que habitavam próximo à estrutura foram retirados de casa. “Desde então, medidas preventivas têm sido tomadas, incluindo simulados de emergência com moradores da Zona de Segurança Secundária (ZSS)”, destacou a empresa.

Movimentação de talude

Uma das situações que está sendo monitorada é a movimentação do talude norte da cava da mina de Gongo Soco. Ele vem deslizando para dentro da estrutura desde maio de 2019. A cava e a barragem são monitoradas 24h por dia de forma remota, com o uso de radar e de estação robótica capazes de detectar movimentações milimétricas, e também por sobrevoos com drone e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico.

Postagens Relacionadas

Próxima postagem
Inscreva-se
Notificação
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.