Navio que saiu de porto da Vale no Maranhão é evacuado e pode naufragar

O navio MV Stellar Banner, que saiu do Maranhão com uma carga de minério de ferro rumo a Qingdao, na China, sofreu uma avaria na noite de segunda-feira (24/02) e corre o risco de afundar.

Em nota, a Vale informou que o navio sofreu danos na proa após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA).

Foto: reprodução

“Foi reportado ainda à Vale que, por medida de precaução, os 20 tripulantes foram evacuados com segurança e que o comandante do navio adotou manobra de encalhe a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís. A embarcação, construída em 2016, é de propriedade e operada pela empresa sul-coreana Polaris. Como operadora portuária, a Vale está atuando com suporte técnico-operacional, com o envio de rebocadores, e colaborando com as autoridades marítimas”.

Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão, o Stellar Banner apresentou um problema, “ainda não identificado, nas proximidades da boia nº1 no canal da Baía de São Marcos”, a cerca de 32 milhas do Farol de Santana, por volta das 21h30 da segunda-feira.

Foram identificados dois vazamentos. A Marinha instaurou inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente.

A Vale enviou rebocador ao local com material para conter possíveis danos ambientais.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.