Sobe o número de famílias retiradas de casas por causa das chuvas em Itabira

 196 Visualizações

Duas casas no alto da avenida Almir Pessoa de Magalhães, Gabiroba, desabaram durante a noite e madrugada do último sábado (25) – Foto: Juber Madeira

Itabira pode ter mais um dia de fortes chuvas nesta terça-feira, dia 28. O tempo na cidade segue instável e com previsões de pancadas de chuvas para a tarde ou na noite com 10mm previstos. A temperatura máxima aumenta e deve chegar aos 29ºC. Entre quinta-feira (23) e domingo (26/01) o acumulado de chuva em Itabira atingiu 172,2 milímetros. O dado é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a partir de seis estações pluviométricas instaladas na cidade.

Ainda na quinta-feira, a Prefeitura de Itabira reuniu uma força-tarefa para reforçar o monitoramento de pontos críticos e agir diante da previsão de mau tempo. Compõem o grupo seções diversas da Administração Municipal, autarquias, Vale, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Face à instabilidade climática, o grupo de trabalho permanece instituído.

No fim de semana, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) registrou 73 ocorrências, das quais: 55 deslizamentos de terra; sete pontos de alagamentos; seis trechos onde o asfalto cedeu; e cinco quedas de árvores na pista. Ninguém se feriu.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), 10 famílias foram retiradas de suas casas em áreas onde ocorreram deslizamentos ou foram avaliadas sob risco. Destas famílias, três permaneciam nesta segunda-feira (27) abrigadas temporariamente na Escola Municipal Ester Pereira Guerra, no bairro Gabiroba, com infraestrutura provisionada pela pasta.

SANTA MARIA

Uma outra cidade da região que contabiliza os estragos causados pelas chuvas é Santa Maria de Itabira. A cidade, a 33km de Itabira tem atualmente 180 desalojados, e ao menos 60 famílias estão isoladas com acessos restritos em zonas rurais do município.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.