DEFESA CIVIL EM ALERTA – Volume de chuva previsto para Itabira pode chegar a 85mm nesta sexta

Vista parcial de Itabira – Foto: Júber Madeira

Entre esta quinta-feira (23/1) e o meio-dia de sábado (25/1), a maior parte de Minas Gerais deve enfrentar chuvas fortes, com grande volume de água. Ao todo, estão previstos 250 milímetros, no acumulado de 72 horas, como afirma a meteorologista do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Laís Alves Santos. Ela explica que os temporais devem ocorrer principalmente durante a noite e a madrugada. 

A preocupação chega também aos itabiranos já que o volume de chuvas previsto para a cidade nesta sexta-feira (24), é de 85 milímetros. As rajadas de vento esperadas para Itabira podem chegar a até 30 quilômetros por hora, segundo o Igam.

De acordo com o chefe de comunicação do município, Ricardo Guerra, a Defesa Civil em Itabira, se reuniu com membros do Governo municipal, visando medidas e ações preventivas às condições climáticas. “A Defesa Civil em nossa cidade e secretarias da prefeitura traçaram planos de ações mediante as previsões de chuvas intensas para a nossa região até a próxima sexta-feira (24). Estamos preparados para agir se necessário”, informou.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada por meio do telefone 199 ou 3839-2147. O órgão municipal manterá plantão 24 horas. É orientada à população que evite situações de perigo, tenha cuidado com o uso e manuseio de equipamentos elétricos e saia de áreas sujeitas a deslizamentos e alagamentos.

Medidas de proteção

Além da ação do governo de Minas Gerais, é importante que as pessoas adotem posturas de autoproteção e evitem, por exemplo, ir a locais que têm histórico de inundação durante a chuva. “Não é o caso de permanecer exclusivamente em casa, mas a população precisa se cuidar. Se alguém sai do serviço no horário do temporal, é essencial esperar o nível da água baixar. O que essa pessoa não pode fazer é voltar para casa na hora, porque há o risco de ficar preso em um lugar que inunda no meio do caminho”, explica o coordenador-adjunto da Cedec, coronel Flávio Godinho.

Governo de Minas Gerais e as equipes de Defesa Civil da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) elaboraram um plano integrado de ação para as chuvas dos próximos dias. As atividades incluem o mapeamento de áreas de risco e a divulgação de alertas locais com grande chance de inundação e alagamento. Além disso, o documento também estabelece que os municípios criem uma lista de abrigos e locais de acolhimento de moradores. 

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.