Bloco Madalena de Itabira comemora 5 anos e homenageia Mestre Tobias

O bloco Madalena Não Gosta de Poema apresenta o Pré-Carnaval comemorando os 5 cortejos realizados pelas ruas de Itabira, neste sábado (18/01) na casa de shows Barril Beer. 

O Bloco Madalena acontece desde 2016. Hoje, é uma das maiores expressões carnavalescas de Itabira. Respeita a passagem (ir e vir) dos moradores, e é aberto ao público, levando arte e cultura a população itabirana de forma organizada e respeitosa.

As músicas executadas são marchinha e frevo (orquestra). A Madalena presa a revitalização dos carnavais antigos.

Neste ano, a homenagem será para o Mestre Tobias. Ele trouxe o samba para Itabira, foi fundador da primeira bateria ( Batuque) de escola de samba do município. 

Tudo começou em 2014 onde foi criado, em uma caixa de isopor, com o nome Madalena, para levar cerveja em um Festival de inverno. Em 2015 os fundadores, resolveram colocar o bloco na rua, mas choveu nos meses que antecedem o carnaval, impossibilitando a realização das festividades.

Em 2016, o bloco saiu pela primeira vez pelas ruas de Itabira, especialmente, no bairro Pará. Foi uma experiencia incrível. Para muitos foliões, sentir a felicidade do carnaval em nossa terra natal, foi surpreendente pela adesão das pessoas. O cortejo saiu Praça do Centenário, sentido ao Bar do Raimundim no bairro Pará.

E já nos preparativos para 2017, onde surgiu a chave que abre o carnaval de Itabira. O bloco Madelena já contava com o triplo de pessoas, já no segundo ano. Homenagear foram feitas para pessoas importantes da cultura Itabirana. O Primeiro Homenageado foi Renatinho Dentista.

Em 2018, Ela Chegou! A Boneca da Madalena veio da capital de Pernambuco, Olinda, para ficar em Itabira. Aboneca Madalena foi comprada pelos foliões do Bloco, através de uma vaquinha virtual e foi produzida artista plástico Gustavo Alex. A Boneca da Madalena tem 4 metros de altura. No referido ano, o homenageado foi Nilo do Bar do Nilo, localizado na Pracinha do Pará.

Em 2019, 4º ano do bloco, foi realizado em um domingo e debaixo de chuva. Foi impressionante o numero de foliões que tomaram as ruas do Centro de Itabira. A homenageada foi dona Naná Jabour. 

Eventos para o Pré-Carnaval de 2020

Dia: 18 de janeiro
Previa Carnavalesca Baile Roxo e Amarelo – Bloco Madalena de Itabira
Local: Barril Beer (Avenida Mauro Ribeiro Lage, bairro 14 de Fevereiro) as 20 horas
Atração: Orquestra Mistura e Manda, Marquinhos Maestro, Ronotil Nonoca e o cantor/músico Romário Araújo

Os Ingressos estão sendo vendidos na loja Contém 1g, Carolina Modas, Estante Papelaria e Estúdio Fitiness Academia.
Valor: R$ 20,00 antecipado.

Dia 01 de fevereiro
Prévia Carnavalesca Infantil Madaleninha Não Gosta de Poeminha
Local: Rua Irmaõs D´Caux (Em frente o Poliesportivo Maestro Faustino), bairro Centro 
Orquestra Mistura e Manda, Marquinhos Maestro, Ronotil Nonoca e Romário Araújo

Dia 8 de fevereiro (Sábado)
Cortejo Bloco madalena Não Gosta de Poema
Local: Praça do Centenário – Concentração – bairro Penha
Orquetra Mistura e Manda, Marquinhos Maestro, Ronotil Nonoca e Romário Araújo
Concentração a partir das 12hs, Saída do bloco às 16hs com o término as 20 horas.

O evento é realizado pelo Bloco Madalena com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude)

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.