POLÍTICA – Relatório aponta quatro possíveis cassações na Câmara de Itabira

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 112 Visualizações

O vereador Weverton Leandro dos Santos Andrade “Vetão” (PSB), presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Itabira, disse ao jornal Diário de Itabira que o relator dos quatro procedimentos disciplinares já em análise, o vereador Adélio Martins da Costa “Decão” (MDB), ainda não concluiu os relatórios que determinarão os rumos dos processos que podem resultar em cassação de pelo menos quatro vereadores.

Weverton Leandro dos Santos Andrade “Vetão” (PSB), e o vereador Adélio Martins da Costa “Decão” (MDB), lideram a Comissão – Foto: Arquivo VIA

Segundo Vetão, a Comissão de Ética já concluiu o depoimento das vítimas. “Tudo foi feito com o máximo de cuidado e segurança jurídica possível. Como é a primeira vez que temos uma Comissão de Ética [na Câmara], demandamos um pouco mais de tempo do que o esperado para fazer a análise adequada de cada um dos casos”, disse o vereador.

“Por se tratar de um primeiro trabalho, isso exigiu de nós mais atenção, principalmente, no que diz respeito ao contraditório. Tivemos uma preocupação especial em analisar todos os requerimentos da defesa. Isso foi necessário para garantir o direito de ampla defesa dos acusados”, destacou o presidente da comissão.

Segundo ele, a expectativa é que o relatório dos quatro processos seja apresentado em fevereiro. “Seguindo o processo legal, o relator deverá apresentar o relatório e seu voto para os membros da comissão. Se o relatório for aprovado por nós e apontar para uma cassação dos mandatos, ele vai a plenário para apreciação e votação [dos demais vereadores]. Se este for o caso, deve acontecer em fevereiro”, afirmou Vetão ao jornal. 

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *