São Gonçalo gera 388 empregos em três meses

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 119 Visualizações

Pela 1ª vez em 2019, São Gonçalo do Rio Abaixo dá indícios de reaquecimento econômico e volta a contratar mais que demitir. Nos últimos três meses, no período compreendido entre agosto e outubro, o município registrou 388 admissões. O saldo é positivo e representa novos postos de trabalho formais em diversos setores.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). São Gonçalo está inserida na microrregião de Itabira e o setor que mais gerou empregos no município foi o da indústria de transformação, com 133 vagas, o que representa 34,27% das admissões. Entende-se por indústria de transformação, o sistema de produção que transforma um elemento em outro, ou seja, uma matéria-prima em um bem.

São Gonçalo do Rio Abaixo

Já o setor de extrativa mineral foi o segundo no ranking na geração de empregos com 81 novas admissões, representando 21,89%. Na sequência, aparecem 59 novas vagas na construção civil; 55 admissões no setor de serviços;  50 vagas no comércio e 10 novos postos no setor de agropecuária, extração vegetal, caça e pesca.

A política de geração de empregos implantada pela Prefeitura de São Gonçalo com cessão de áreas e isenção de impostos, dentre outras ações, contribui para o saldo positivo de admissões. Isso porque 13 empresas operam nos Distritos Industriais I e II gerando 258 empregos diretos e número mais elevado em empregos indiretos. O laticínio Minas Mais é a mais recente empresa instalada na cidade, sendo inaugurada em setembro passado, no Distrito Industrial I, gerando inicialmente 18 empregos diretos.

O prefeito de São Gonçalo Antônio Carlos Noronha Bicalho credita o sucesso do saldo positivo na geração de empregos a vários fatores. “Avalio que ampliação de ofertas de novos postos de trabalho no município está aliada ao crescimento das atividades industriais, às várias obras realizadas pela Prefeitura no município, à ampliação da Mina de Brucutu, além das inúmeras ações que seguimos desenvolvendo para promover o empreendedorismo e atrair novos investimentos em nossa cidade. É uma engrenagem que só funciona com uma série de fatores concomitantemente”, ressalta.

Empresa Doce Famoso gera emprego e renda no Distrito Industrial I 

 

Ranking de empregos por setor / São Gonçalo do Rio Abaixo

Extrativa mineral – 81 vagas

Indústria de Transformação – 133

Construção Civil – 59

Comércio – 50

Serviços – 55

Agropecuária, Extração Vegetal, Caça e Pesca – 10

Fonte:  Caged / MTE

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *