A presidente da organização não governamental (ONG) OncoViva, Andreia Rita Gazeta das Graças, participou da reunião da Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (29/10) e pediu o auxílio dos vereadores para a construção de uma casa de apoio para pacientes em tratamento contra o câncer que precisam se descolar até Itabira.
Estes pacientes utilizam os serviços do Centro Oncológico Itabira (COI) e, na maioria dos casos, chegam ao município na parte da manhã e só retornam para as suas residências no final da tarde, depois de terem inclusive se submetido aos tratamentos oncológicos. A casa de apoio, conforme o próprio nome já diz, seria equipada para atender as demandas destes pacientes.
“Hoje nós fazemos 600 atendimentos por mês em quimioterapia, mas com a projeção de aumentar para 900 […] Hoje, o nosso maior objetivo é angariar recursos para abrir essa casa de apoio aos pacientes e seus familiares, que vêm de cidades distantes e precisam permanecer na cidade aguardando o término do tratamento, nosso maior objetivo é a implantação desta casa”, defendeu a presidente.
Andreia das Graças disse que somente em 2019 é que a ONG conseguiu finalizar o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), o que irá facilitar a busca por recursos e também por apoio dos poderes públicos. “estamos criando braços para buscar recursos através do poder público também”, disse ela.