Cotidiano, Minas Gerais

Governo federal lança pacote de ações em favor de Brumadinho

Agência Brasil

O governo federal lançou na sexta (14/06) um pacote de medidas, em parceira com a iniciativa privada e o terceiro setor, para a reconstrução de Brumadinho (MG), a recuperação da atividade econômica e ao resgate da autoestima da comunidade atingida pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da empresa Vale, em 25 de janeiro deste ano. De acordo com o Ministério da Cidadania, a Aliança por Brumadinho inclui ações nas áreas de desenvolvimento social, educação, saúde, cultura, esporte, infraestrutura, meio ambiente e segurança pública.

O ministro Osmar Terra assinou o termo que oficializa a parceria, durante solenidade de inauguração da Estação Cidadania, em Brumadinho. A estrutura, que oferece espaço para atividades de cultura, educação, esporte, formação e assistência social, faz parte do conjunto de ações do governo federal pelo município mineiro.

Terra destacou que a aliança mostra a capacidade da sociedade brasileira de se unir para superar uma tragédia. “Em parceria com o governo de Minas Gerais e a prefeitura, queremos transformar Brumadinho em um piloto de superação, de cidade-modelo em todos os programas do governo federal. Em todas as áreas vai haver um avanço, sempre contando com a parceria da iniciativa privada”, disse em nota divulgada pelo ministério.

Zona rural

Os produtores rurais também estão incluídos no pacote de medidas. De acordo com o Ministério da Cidadania, o Carrefour, uma das maiores redes varejistas do país, está atuando na compra de produtos da agricultura familiar. Em maio, houve a aquisição de 15 toneladas de mexerica de um produtor local, a primeira dentro da parceria.

A Fazenda Alegria, localizada no estado, está capacitando cerca de 50 produtores da cidade, compartilhando ferramentas de gestão e técnicas de produção de leite e de orgânicos. O projeto vai proporcionar mais escala de produção e melhoria na qualidade dos produtos. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) também vai oferecer capacitações profissionais, assistência técnica e gerencial para cerca de 790 famílias da área rural, inseridas no Cadastro Único.

O governo de Minas Gerais e a empresa Vale também fazem parte da Aliança por Brumadinho. Dentro das ações, estão previstas obras de pavimentação e construção de pontes e viadutos para acesso ao Instituto Inhotim; a reativação da linha férrea para circulação de trem turístico entre Belo Horizonte e Brumadinho, em parceria com o Ministério do Turismo; a implementação da cadeia produtiva da floricultura (Projeto Flores); e a nova instalação de captação de água do Rio Paraopeba em trecho não impactado pelo rompimento da barragem.

ARTIGO ANTERIORARTIGO SEGUINTE

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação

Send this to a friend