Escritora itabirana Alzira Souza lança livro “Interior de Mim” nesta quarta

LANÇAMENTO DO LIVRO “INTERIOR DE MIM”

“Interior de Mim”, da escritora Alzira Souza Umbelino Cardillo, é seu primeiro volume em versos. Os poemas, de acordo com a autora, vêm sendo escritos há décadas, numa forma de esvaziar pensamentos, organizar sentimentos e coçar os incômodos internos. Os temas variam entre sociedade, política, família, amor, existência…

A maneira peculiar de poetizar esses temas e os seus assuntos, a verossimilhança e delicadeza para tratar do que é leve e do que é rude, faz da sua narrativa poética quase que uma prosa poética. Não fosse a dedicação à forma, o convincente e respeitoso trabalho com as palavras, poderíamos dizer tratar-se de um livro de belos contos. Porém, muito positivamente, é um livro que conta belas histórias em versos poéticos.

Para o “Interior de Mim”, que orgulhosamente faz parte da “Coleção 32” da Sangre Editorial – uma alusão às 32 páginas que possuem os livros dessa coleção – foram selecionados pela autora 16 textos.

Biografia:

Alzira Souza Umbelino Cardillo é escritora, cantora lírica, professora de línguas e mestranda em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas. É itabirana e vive atualmente em Belo Horizonte.

Seu primeiro livro individual, o infantojuvenil “Mona”, um conto fantástico que aborda o tema da drogadição, foi lançado há quatro anos e ainda hoje a autora é convidada a fazer “contação de histórias” para o público infantil e palestras para o público adulto a partir dos desmembramentos da história narrada. Escolas, instituições de tratamento e prevenção contra a drogadição, Pastorais da Sobriedade, são espaços visitados por Alzira. Ressalta-se sua participação como convidada para compor a mesa diretora da Comissão contra o fumo e outras drogas, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 2016. Na ocasião, a escritora falou sobre a importância da literatura infantojuvenil abordar o tema.

Em 2014 foi coautora, organizadora e revisora do livro “60 Anos – São Judas Tadeu”, volume de responsabilidade da Arquidiocese de Belo Horizonte e do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, em Belo Horizonte.

Em 2013 Alzira foi selecionada para compor a antologia do Prêmio Sesc/Brasília de Literatura Infantil com o conto “Joana Joaninha”, texto que em breve será publicado em livro individual.

Na forma, prontos para serem publicados, três volumes: contos para adultos, romance e um relato não ficcional. Os temas ainda não foram divulgados pela autora, aguardando momento oportuno para publicação.

Mestranda em “Literaturas de língua portuguesa”, Alzira pesquisa as obras dos modernistas Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade. Seu projeto, em fase de desenvolvimento da dissertação, é uma literatura comparada em aspectos específicos percebidos na obra do escritor português de Lisboa e do itabirano, seu conterrâneo.

A também cantora Alzira, após ter lançado em 2004 o cd “Uma Antologia de Belchior” e viajado com o compositor cearense para apresentações em São Paulo e Minas Gerais, voltou às suas origens eruditas e atualmente se apresenta em recitais líricos com repertório em línguas portuguesa, italiana e latina.

Serviço:

Lançamento de livro: “Interior de Mim”, de Alzira Souza Umbelino Cardillo

Quarta-feira – 22/05 – 19:30 às 22 h

Memorial Carlos Drummond de Andrade (Pico do Amor, Bairro Campestre, Itabira-MG)

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.