Mundo

Kim Jong-un endossa equipe de negociação com os Estados Unidos

* Agência EFE pelo G1
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e Donald Trump durante cúpula de Hanói, que aconteceu em fevereiro — Foto: Reuters/Leah Millis

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, foi reeleito presidente do principal órgão decisório do país em uma reunião parlamentar. A equipe que negocia com os Estados Unidos também foi nomeada.

A escolha dos nomes que vão compor a Comissão de Assuntos do Estado aconteceu na sessão de abertura da nova Assembleia Popular Suprema, realizada na quinta-feira (11), informou a mídia norte-coreana na sexta (12).

O órgão foi criado em junho de 2016, quando Kim foi escolhido como presidente pela primeira vez.

Expectativa de renovação foi frustrada

Alguns analistas apontavam para a possibilidade que, após o fracasso da cúpula de Hanói, Kim Jong-un apostaria na renovação da equipe.

No entanto, o principal delegado da equipe de negociação com os EUA e um dos chefes da inteligência norte-coreana, Kim Yong-chol, foi mantido na Comissão de Assuntos do Estado. Outra figura-chave nas negociações de desnuclearização, o ministro das Relações Exteriores, Ri Yong-ho, também permanece no posto.

A sessão parlamentar norte-coreana coincidiu com a cúpula realizada em Washington pelo presidente sul-coreano Moon Jae-in e Donald Trump, na qual enfatizaram a necessidade de manter o diálogo vivo, apesar do revés em Hanói.

ARTIGO ANTERIORARTIGO SEGUINTE

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação

Send this to a friend