Cultura, Exposição, Itabira

Museu de Itabira inaugura mostra “Quem é o Homem do Sudário?”

O prefeito Ronaldo Lage Magalhães inaugurou na noite dessa sexta-feira (22/02) a exposição internacional “Quem é o Homem do Sudário?”. A cerimônia aconteceu no Museu de Itabira, onde a mostra está em exibição, e contou com a presença de representantes da Comunidade Olhar Misericordioso – responsável pela exposição -, secretários municipais, servidores e visitantes.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]

Com curadoria do padre Alexandre Paciolli Moreira de Oliveira, a mostra “Quem é o Homem do Sudário” apresenta 30 painéis explicativos sobre a trajetória de Jesus Cristo. Além disso, integram o acervo da exposição uma réplica do Sudário (em tamanho original), produzida em Turim, na Itália; reprodução dos flagelos, tumbas, coroas de espinho e pregos feitos em Israel; hologramas, em tamanho natural da imagem, elaborados pelo cientista holandês Petrus Soons; ilustrações, painéis e infográficos; moedas originais da época de Pôncio Pilatos; e estudos científicos sobre o tema.

No entanto, o que mais chamou a atenção dos visitantes foi a estátua que reproduz a posição que o Homem do Sudário se encontrava quando foi feita no pano. A obra, em tamanho real, foi executada por Luigi Enzo Mattei, um dos escultores da Porta Santa, que está na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Representante da Comunidade Olhar Misericordioso, Tatiane Pecly explicou que a exposição já percorreu diversas cidades do país para mostrar, por meio da ciência, a história de Cristo a caminho do calvário. “A ciência é feita a partir da análise do pano de linho que envolveu Jesus após a crucificação. Nele ficaram gravadas sinais de seu corpo e manchas de sangue, o que tornou possível identificar detalhes sobre a tortura que ele sofreu antes de sua morte. O Sudário é até hoje um dos objetos mais estudados de toda a humanidade, por várias áreas da ciência. Na mostra as pessoas poderão ver vários painéis que comprovam isso e a autenticidade dele”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves, destacou a importância do acesso da população à cultura. Ele ressaltou também que está empenhado em trazer mais exposições para o Museu de Itabira e mantê-lo sempre atrativo para a comunidade.

A nossa proposta é que este museu, além de ter um acervo permanente, também possa ter um acervo itinerante. Sempre teremos novidades para que possamos fazer deste espaço uma atratividade para toda a população de Itabira e visitantes. Já estamos trabalhando para uma próxima exposição. Agradeço ao prefeito Ronaldo Magalhães por acreditar e nos dar a oportunidade deste trabalho estar acontecendo aqui na nossa cidade”, declarou Don Carlos.

Para Ronaldo Magalhães, exposições como esta proporcionam mais lazer, conhecimento histórico e cultural aos visitantes. O prefeito enfatizou a valorização do patrimônio histórico de Itabira. Foi sua gestão que aconteceu a restauração e a reabertura do Museu de Itabira, como também da Igrejinha do Rosário.

“É muito gostoso, para nós administradores públicos, poder realizar ações. Itabira é uma cidade com mais de trezentos anos de história, com uma cultura riquíssima. Por acreditar que nossa população tem o direito de acesso a tudo isso, nos esforçamos muito a fim de valorizar nossa história e cultura. O Museu de Itabira ficou fechado por seis anos. Conseguimos reformá-lo e o reabrimos para a comunidade. Também restauramos a Igrejinha do Rosário e estamos em processo para a reforma do Museu do Tropeiro. Nossos esforços são para resgatar toda a cultura de nossa cidade”, disse o prefeito.

A exposição poderá ser visitada no Museu de Itabira (Praça do Centenário, Centro) até 30 de abril, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 16h30. As visitas são guiadas por monitores do museu. Outras informações pelo telefone (31) 3839-2992.

ARTIGO ANTERIORARTIGO SEGUINTE

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação

Send this to a friend