Minas Gerais, Turismo

REGIÃO CENTRAL – Catas Altas faz maior investimento da história na profissionalização do turismo local

Cidade de Catas Altas – Foto: reprodução

A Prefeitura de Catas Altas continua investindo na profissionalização e no desenvolvimento do turismo local. Dando continuidade ao trabalho iniciado em 2017, neste ano, fará o maior investimento da história no projeto de qualificação do trade turístico e da população em geral.

Por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), serão investidos R$ 220.700 na realização de 21 capacitações, totalizando 876 horas entre palestras, workshops e cursos.

Segundo o prefeito José Alves Parreira, o município está se preparando para um período de pós-mineração. “Nosso plano de governo trouxe o turismo como um dos pilares desta gestão, pois sabemos que ele é uma potencial fonte de desenvolvimento econômico. Todos os nossos investimentos no setor terão resultados a médio e longo prazo, para quando não tivermos mais a atividade mineradora. Queremos evitar que nossos munícipes fiquem sem emprego e renda”, justifica.

As atividades serão voltadas para públicos distintos como empresários e profissionais que atuam no setor, alunos recém- formados do ensino médio, associações e comunidade em geral.

Dentre as capacitações previstas para acontecer ao longo do ano:

– Pousada: curso profissionalizante de camareira em meio de hospedagem (160 horas);

– Agências e operadoras de turismo que já atuam no município: curso de primeiros socorros para levar turistas com segurança nos passeios e atrativos naturais (36 horas);

– Jovens recém-formados no ensino médio: curso de agente de informações turísticas (200 horas).

Para este público, o município já havia feito uma palestra introdutória, em dezembro, na Escola Estadual Alzira Ayres sobre o “Universo de trabalho do profissional de turismo e hotelaria”. Na ocasião, os estudantes interessados deixaram os dados para participarem desta nova capacitação.

– Associações e comunidade: curso básico de vinhos (horas), introdução ao estudo da cerveja (40 horas) e culinária mineira (20 horas);

– Estabelecimentos de alimentação: técnica de garçom de bares (40 horas) e de serviço de barman (20 horas).

Participação nas capacitações – Os cursos serão gratuitos e as vagas, limitadas. Para participar, é preciso fazer inscrição em cada atividade.

Os meios de hospedagem, agências de turismo e estabelecimentos de alimentação que quiserem precisam estar regularizados no Cadastur (sistema nacional do Ministério do Turismo que reúne todas as empresas legalmente constituídas e em operação).

Quem não possuir o certificado, pode entrar em contato com a secretaria de Turismo no telefone 3832-7192. A secretaria está funcionando junto ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no casarão do Centro Cultural Tenente Coronel Emery, à rua Monsenhor Barros.

Capacitações em 2018 – também em parceria com o Senac, em 2018 a Prefeitura de Catas Altas promoveu quatro capacitações voltadas para profissionalização do trade turístico: palestra “Receber bem o turista”; workshop de excelência em atendimento ao cliente; workshop de recepção em meios de hospedagem; e curso de boas práticas na manipulação de alimentos.

ARTIGO ANTERIORARTIGO SEGUINTE

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação

Send this to a friend