Com um processo seletivo, eficiente, desafiador e dinâmico, a Anglo American se destaca no setor da mineração com a criação de um programa para contratação on-line e “às cegas”. O Mina de Talentos, como é chamado, é segmentado em duas frentes. A primeira é direcionada a jovens profissionais, engenheiros e geólogos com até dois anos de graduação, interessados em atuar nas operações da companhia em Minas Gerais (Conceição do Mato Dentro) e Goiás (Barro Alto e Niquelândia). A segunda está voltada para estagiários e se destina à contratação de estudantes de diversos cursos com vagas em Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e para o escritório corporativo em Belo Horizonte.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
No total, são 100 vagas. As inscrições já começaram e se estendem até janeiro de 2019. Mais informações sobre o cadastro podem ser encontradas nas redes sociais da Anglo American. Link:
O processo de seleção foi criado em parceria com uma startup de recrutamento e pode ser acessado por computadores, tablets e smartphones. Não é necessário baixar aplicativos.
Durante o processo seletivo, dividido em cinco etapas, a empresa não saberá quem é o candidato, de onde ele é ou em que instituição de ensino estudou. A seleção se dará por meio de ranking e pontuação, interação do profissional durante as tarefas, apresentação de solução para um case e conectividade com o propósito, valores e crenças da companhia.
“É muito importante, também, que esse candidato, estagiário e recém-formado, esteja disposto a morar e contribuir com as comunidades locais onde atuamos. Procuramos profissionais com vontade de fazer a diferença e de construir algo diferente. E que, paralelamente, tenham um alinhamento com o propósito da empresa de re-imaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, acrescenta Gabriel Raposo, gerente de recursos humanos da Anglo American.
A empresa conhece o profissional no penúltimo momento, quando ele participa da dinâmica de grupo com o gestor da vaga e a equipe de RH. Essa será a primeira etapa presencial. Posteriormente, ocorre a entrevista individual.
“Será um processo mais eficiente, inovador, que reduzirá a exposição de itens que não são necessários e minimizando os vieses inconscientes do recrutador para a tomada de decisão”, esclarece o gerente.
O candidato acessa o site e, nesta primeira etapa, interage por meio de chats respondendo perguntas básicas, como nome, sobrenome, CPF, telefone e e-mail. No decorrer do processo, o profissional interage por meio de vídeos com os empregados da empresa e, assim, entende como é a operação das áreas e o funcionamento das minas.
“A identidade da Anglo American, suas crenças, valores e pessoas são expostos desde o primeiro momento. É uma forma de apresentar a empresa e selecionar pessoas que se conectem com os nossos propósitos e nossa cultura”, explica Carlos Hilário Andrade, diretor de RH da Anglo American.
A segunda parte do processo consiste em situações reais e um case fictício para serem solucionados. Num terceiro momento, será solicitada a gravação de um vídeo solucionando o case apresentado.
A quarta etapa é uma dinâmica presencial no site operacional da Anglo American e é direcionada àqueles que ficaram bem posicionados no ranking, por qualidade e tempo de respostas, de acordo com critérios e triagem da startup de recrutamento. A quinta, e última parte, consiste em uma entrevista individual com o gestor da área.
Ao final, os profissionais contratados participarão, durante dois anos, de programas de desenvolvimento na empresa com treinamentos robustos, job rotation, trabalho voluntário, mentoring, avaliação de potencial e de performance, entre outras atividades.
Mais informações sobre a empresa acesse: https://brasil.angloamerican.com/?sc_lang=pt-PT