Justiça em Itabira orienta eleitores para as Eleições de outubro

Cibele Mourão, Juíza Eleitoral em Itabira

Diante da aproximação da data do 1º turno das Eleições Gerais de 2018, a Juíza Eleitoral – da 132ª zona eleitoral em Itabira, Cibele Mourão Barroso de Figueiredo Oliveira, divulgou em ofício quatro temas com o objetivo de orientar o eleitor na região.

1) O e-Título é novidade na Justiça Eleitoral e poderá ser utilizado nas Eleições Gerais de 2018. Porém, além dele, há necessidade de que o eleitor também leve para a seção eleitoral documento oficial de identificação com foto. O e-Título substitui o título de eleitor. Para quem já fez o cadastramento biométrico, o e-Título também substitui o documento de identificação, pois aparecerá foto. No entanto, visando a segurança do eleitor e a fim de evitar contratempos na sua habilitação perante a mesa receptora de votos, este juízo eleitoral sugere a todos os eleitores que queiram utilizar o e-Título, que também portem um documento oficial de identificação com foto, ainda que já tenha feito o cadastramento biométrico. O e-Título pode ser obtido na loja de aplicativos do smartphone.

2) O TSE divulgou em sua página da internet, o simulador de votação. Há a imagem da urna eletrônica e uma relação de candidatos fictícios, para que os eleitores pratiquem seu voto. Essa ferramenta é interessante para quem tem dúvida de como votar, pois poderá aprender, treinar e não ter nenhum tipo de dificuldade quando estiver diante da urna eletrônica. O site é: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/simulador-de-votacao-na-urna-eletronica. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]

3) Já está disponibilizada, na página do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TREMG),a “colinha”, para que os eleitores anotem o número de seus candidatos e levem para a seção eleitoral no dia da eleição. Ela é importante para que o eleitor não se esqueça do número no momento de votar, ainda mais no 1º turno, em que terão seis cargos em disputa: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente. A “colinha” pode ser obtida no site: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-mg-colinha-eleitoral-2018. A “colinha” também será
disponibilizada pelo Cartório Eleitoral nos próximos dias em locais de grande circulação de pessoas.

4) Há material no site do TSE a respeito de segurança da urna eletrônica. A divulgação desse assunto seria de utilidade pública, para esclarecer e tranquilizar a população, já que, atualmente, há uma desconfiança no processo eletrônico de votação. O link é: http://www.tse.jus.br/imprensa/campanhas-publicitarias.

O Primeiro turno das Eleições 2018 acontecem no dia 7 de outubro, e o segundo turno será em 28 de outubro.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.