TRE-MG convoca mesários das eleições de outubro por e-mail pela primeira vez

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 103 Visualizações

Parte dos mesários mineiros para as eleições deste ano vão ser convocados pela primeira vez por e-mail. As mensagens do projeto piloto do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais já estão sendo enviadas. 

De acordo com o TRE-MG, os convocados recebem uma mensagem eletrônica, sem links e sem anexos. Ele então deve acessar o site do Tribunal e digitar o código de autenticação do e-mail recebido. Dessa forma, a convocação será validada. Outra forma de validação da convocação é o contato com o Disque-Eleitor (telefone 148).

A mensagem eletrônica é usada nos casos em que o e-mail dos mesários está atualizado no cadastro. Entre as cidades que confirmaram a nova forma de convocação para parte dos eleitores estão: Belo Horizonte, Contagem, Divinópolis, Montes Claros e Além Paraíba.

O TRE-MG justifica que o e-mail dá mais agilidade ao processo e reduz as despesas com o envio de cartas registradas ou com o contato pessoal diretamente na casa do eleitor. Padrões adotados até a última eleição.

Os mesários ainda podem ser convocados por carta simples. Nesses casos, também é necessária a confirmação da convocação por meio da página do TRE ou pelo telefone 148. 

Para o primeiro turno das Eleições 2018, estima-se que serão necessários 190 mil mesários em todo o Estado. Quem trabalha como mesário tem o direito de se ausentar de seu emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. Além disso, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *