42º Torneio Leiteiro recebe 1º Concurso Entre Serras do Queijo Minas Artesanal

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 114 Visualizações

Um ano após apresentação pública do Queijo Minas Artesanal do Entre Serras, o Torneio Leiteiro receberá o 1º Concurso do produto. Os melhores queijos, escolhidos conforme critérios técnicos, estarão no estande da Prefeitura de Santa Bárbara, no Parque de Exposições Adilson Melo, às 14h, no dia 8 de julho.

Extinto há 70 anos, desde a morte do Frei Rosário, em 1950, o resgate das raízes na fabricação do queijo minas artesanal, voltou a ser realidade por meio da pesquisa Primórdios da Cozinha Mineira, do Senac, responsável por motivar os queijeiros a reviverem essa história.

Na Serra do Caraça, o resgate começou em 2014, em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater). Um especialista em queijo artesanal da Emater atestou o processo produtivo natural, o potencial da região e mobilizou os produtores do Entre Serras, bem como o padre Luís Carlos Valle, diretor administrativo do Caraça.

É importante destacar que essas iniciativas configuram uma proposta do plano de governo, no que versa sobre fomentar a agricultura por meio da valorização do homem do campo e da agricultura familiar.

A realização do 1º Concurso Entre Serras do Queijo Minas Artesanal é uma parceria com o Senac, Sebrae, Puc Minas e Emater.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *