Treinamento – Profissionais de saúde participam de atualização sobre Doença Falciforme

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 121 Visualizações

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Itabira promove, na próxima quarta-feira (20/06), uma atualização profissional sobre a Doença Falciforme, para auxiliares e técnicos de enfermagem, além de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde que participam do programa Saúde na Escola.

Serão quatro palestras seguidas de debates, apresentadas por profissionais do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A atividade é alusiva ao Dia Municipal de Conscientização da Doença Falciforme, em Itabira, instituído por meio da Lei Municipal número 4.912/2016.

A doença caracteriza-se pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. Os principais sintomas são: anemia com icterícia (olhos amarelados), dores ósseas e articulares, atraso no crescimento e desenvolvimento infantil, inchaço e dor nos punhos, tornozelos, dedos e risco maior de contrair infecções. Atualmente, em Itabira são cerca de 20 pessoas em tratamento. Em Minas Gerais, são 3.463

O diagnóstico pode ser feito pelo Teste do Pezinho – oferecido gratuitamente na Policlínica – e, em adultos, pelo exame de eletroforese de hemoglobina. O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece os medicamentos que compõem a rotina de tratamento.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *