Prefeito prorroga decreto, mantém prefeitura, unidades de saúde e escolas fechadas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 106 Visualizações

Durante entrevista o prefeito esteve acompanhado do Comandante do Batalhão da Polícia Militar em Itabira, o tenente-coronel Hudson Matos Ferraz Júnior.

O Prefeito de Itabira, Ronaldo Lage Magalhães (PTB), prorrogou nesta segunda-feira (28), o Decreto nº 1.626, mantendo no município a situação de calamidade e emergência pública devido à escassez de combustíveis e insumos, provocada pela greve nacional dos caminhoneiros.

Em entrevista, Ronaldo Magalhães, enfatizou que a manutenção da medida, visa manter a necessidade urgente de abastecimento da frota de veículos da Prefeitura para o atendimento dos serviços necessários nas áreas de saúde, educação, segurança, limpeza pública e abastecimento de água.

Com a medida anunciada nesta segunda-feira (28), o município manterá fechadas todas  as escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBS),  e Postos de Saúde da Família (PSF), que voltam a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (04/06). Somente as farmácias municipal, localizada no Centro, e a De Minas, no bairro Fenix, abrirão nesta terça e quarta-feiras, das 7h às 17h. Os casos de urgência em saúde devem ser levados direto para o pronto Socorro municipal.

Com relação aos insumos prioritários – oxigênio e remédios – nos hospitais da cidade, o prefeito garantiu que “ainda não está faltando nada e a situação está sob controle”. No entanto, de acordo com Ronaldo, todas as cirurgias eletivas foram suspensas “exatamente para que tenhamos condições de atender às demandas de urgência e emergência”, declarou.

Ainda sobre a questão da saúde, o prefeito anunciou que o atual trabalho da equipe de governo é encontrar alternativas “para que alguns insumos já adquiridos pelos hospitais cheguem o mais rápido possível nas unidades”. Para isso, segundo o tenente-coronel Hudson Ferraz, comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar, nos próximos dias, caso haja necessidade, serão feitas escoltas para garantir o acesso a esses produtos. “Elas acontecerão de forma a legitimar essencialmente essas inúmeras demandas, como o acesso aos insumos de necessidade maior que podem impactar na descontinuidade dos serviços de saúde”, explicou o comandante.

O tenente-coronel esclareceu ainda que na área de cobertura do 26º Batalhão da PM – outros 10 municípios – não há nenhuma via interrompida. “Nós estamos fazendo a garantia da lei e da ordem dentro dos patamares previstos. Também estamos contando com a atenção e o cuidado dos próprios caminhoneiros que estão numa situação de reivindicação. Então, não temos nenhum tipo de paralisação no âmbito da nossa unidade”, garantiu o comandante Hudson Ferraz.

Os serviços de limpeza urbana, assim como os necessários para o abastecimento de água, estão garantidos nos próximos dias. No caso da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), o prefeito explicou que serão executados de maneira racionada. “Parece que até amanhã (29) temos condições de coletar, racionalizando. Mas, temos esperança de conseguir algum combustível para manter a coleta de lixo, inclusive a limpeza urbana, que é a varrição e conta com o transporte de pessoal também”.

Ronaldo Magalhães assegurou a manutenção dos serviços essenciais a população para os próximos dias, no entanto ressaltou a importância de um acordo para por fim a greve dos caminhoneiros.

Desde o começo da greve dos caminhoneiros o Governo Municipal mantém reuniões diárias para acompanhar a evolução das medidas adotadas e também a situação do movimento grevista pelo país.

Prefeito manterá reuniões diárias para acompanhar o funcionamento amplo dos serviços essenciais a população

Seguranca Pública

O comandante do Vigesimo Sexto Batalhão da Polícia Militar em Itabira, o tenente coronel Hudson Matos Ferraz Júnior, ressaltou que a rotina de atuações da segurança pública no município seguem normalmente.

De acordo com Ferraz o Batalhão segue com todo o suporte do Governo do Estado, alem do próprio município, para assegurar as operações da instituição.

“Em termos de segurança pública, não somente em Itabira, mas em toda a região do 26º batalhão, todas as ações de segurança estão sendo desenvolvidas com o êxito dentro de uma linha de tranquilidade não diferente do dia a dia de cada ação policial militar”, salientou Hudson Ferraz que afirmou ainda autonomia de combustível para “vários dias” – o comandante preferiu não informar a quantidade de dias que o combustível da PM cobrirá.

Também segundo o tenente-coronel Hudson Ferraz, além do serviço padrão, a prioridade da PM durante o protesto dos caminhoneiros, é garantir o acesso aos insumos e produtos básicos – não somente no campo da saúde – necessários para a urgência de cada prefeitura na área de abrangência do 26º batalhão.

Transporte Público

Nesta segunda-feira (28)), a Transportes Cisne divulgou novos horários dos ônibus do transporte público.

De acordo com a empresa os ônibus circularão das 8:30 às 11:30, 13:30 às 17:00 e de 20:00 às 22:10. Estes horários permanecerão até quarta feira dia 30/05. Neste período o ônibus circular rodará apenas no sentido B.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *