Projeto promove visita de alunos de ensino fundamental ao campus da Unifei

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 122 Visualizações

Os estudantes acompanharam, curiosos, os experimentos do grupo PET Física e Popularização da Ciência

A Unifei promoveu nesta sexta-feira (11), a quarta edição do projeto Unifei Portas Abertas. O evento recebeu cerca de 300 participantes, entre alunos e professores de ensino fundamental de Itabira. Participaram da iniciativa o Colégio Tiradentes da Polícia Militar, a Escola Estadual Antônio Linhares Guerra e a Escola Municipal Professora Antonina Moreira.

Nesta ação, os estudantes têm a oportunidade de conhecer projetos desenvolvidos pela Unifei, visitar as instalações da universidade, especialmente os laboratórios, e acompanhar experimentos.

A equipe Lots Aerodesign foi um dos projetos que os visitantes puderam conhecer.

Estudante do 8º ano na Antonina Moreira, Maria Fernanda se mostrou surpresa pela estrutura encontrada, especialmente nos laboratórios, e conta o que mais chamou sua atenção durante o evento: “Achei muito interessante quando nos explicaram sobre a ecologia e tudo o que ela envolve: solo, água, animais, etc. O que achei legal é que eles não se prenderam só à teoria, mas também nos deram exemplos práticos sobre várias coisas.”

Alunos da Unifei conduziram os participantes do evento em uma visita aos laboratórios.

Maria Fernanda conta que pretende ingressar na Unifei futuramente, e já tem em mente a área na qual pretende estudar:

“Desejo entrar em algum curso que esteja ligado à robótica, pois é um assunto muito interessante. Creio que desenvolver robôs seja mais do que uma brincadeira, pois eles estão ganhando cada vez mais espaço dentro da sociedade atual e é importante que estejamos atentos a essa evolução.”

Para Maristela Souza, professora de artes da Escola Antonina Moreira, é evidente o grande interesse dos seus alunos em participar da ação. Ela acrescenta que essa é uma ótima oportunidade para que eles tenham em mente qual o caminho profissional que desejam seguir.

“Essa visita é de suma importância, é uma chance para que eles tenham contato com pessoas que já estão dentro da universidade, conhecer o que elas produzem, os laboratórios, entre outras coisas.  É algo fundamental até para direcionar cada um sobre qual área estudar e trabalhar no futuro ”, conclui.

A coordenadora de Extensão do campus de Itabira, Martinelly Martins, esteve à frente da organização do projeto e ressalta a sua importância para a comunidade itabirana:

“É importante abrir a universidade à comunidade externa, já que muitos alunos passam pela educação básica sem nunca ter entrado em um campus, nas instalações de uma instituição pública federal. Com essa visita, eles podem conhecer o que a Unifei tem a oferecer para Itabira, e, quem sabe, despertar dentro de si o desejo de fazer um curso de engenharia nos próximos anos”.

O projeto Unifei Portas Abertas é realizado, semestralmente, desde 2016. As escolas (de ensino fundamental e médio) interessadas em participar devem entrar em contato pelo telefone (31) 3839-0876 ou pelo e-mail [email protected].

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *