Close Menu
    Nossas escolhas

    Vale investe R$ 9,9 milhões na ampliação das instalações do curso de Medicina da Funcesi em Itabira

    16/07/2025

    São Gonçalo do Rio Abaixo prepara moderno Terminal Rodoviário para a população

    16/07/2025

    51º FESTIVAL DE INVERNO – Fazenda do Pontal recebe abertura da exposição “A Forma do Invisível” nesta quinta-feira

    16/07/2025

    Polícia Militar prende autor por tráfico de drogas após denúncia anônima no bairro Bálsamos

    16/07/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    quinta-feira, 17 julho , 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    Via Comercial
    • Itabira
    • Minas Gerais
    • Brasil
    • Mundo
    • Colunistas
      • Nivaldo Ferreira
    • Via Fotos
    • Emprego
    Via Comercial
    Home»Colunistas»Glaucius Detoffol Bragança»Glaucius Detoffol Bragança – Somos do tamanho dos nossos sonhos – Referências: Marielle, Humberto e Nelson Cavaquinho 
    Glaucius Detoffol Bragança

    Glaucius Detoffol Bragança – Somos do tamanho dos nossos sonhos – Referências: Marielle, Humberto e Nelson Cavaquinho 

    19/03/2018Nenhum comentário3 Minutos de leitura45 Visualizações
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp

    28 anos atrás Humberto já cantava: Não importa se só tocam / o primeiro acorde da canção / a gente escreve o resto em linhas tortas / nas portas da percepção.

    A palavra “representatividade” traduz-se por si própria: qualidade de alguém que, com fundamento na legítima eleição, possui poderes para manifestar-se em nome de quem lhe escolheu.

    Considerando que a Representatividade tem suas raízes na Democracia (regime político onde os cidadãos escolhem seus representantes), qualquer ato/fato/tentativa de inibir os agentes da representação (seja ela política ou não) será e deve ser entendido como um ataque à cada um de nós.

    Na ultima semana fomos vítimas de mais um crime. Mais um dos mais de 50 mil homicídios que são praticados ano após ano em nisso país. Porém, desta vez não foi um policial, um bandido, um pai, uma mãe ou uma criança… foi uma pessoa que representava uma coletividade.

    A vereadora executada representava mais de 46 mil pessoas que acreditaram no trabalho dela. Marielle foi votada desde bairros pobres até bairros elitizados. Recebeu votos de quase todas as 100 Zonas Eleitorais do Rio de Janeiro. Isso demonstra o quanto ela lutava por ideias e ideais compartilhados por muitas outras pessoas.

    Nos interessa o que não foi impresso / e continua sendo escrito à mão / escrito à luz de velas quase na escuridão / longe da multidão. 

    A ausência física de um(a) representante deve ser vivida como forma de empoderar as reflexões. É justamente nos momentos mais duros que devemos provar nossas forças…. de mostrar que as causas quais defendemos são maiores que nós mesmos… apresentar a todos que o ato mais bárbaro (tirar a vida) não é suficiente para calar a nossa vontade.

    A dor por si só não leva a nada. Mas… a dor… como elemento acelerador da nossa força de vontade é algo surpreendente.

    Gessinger acertou quando disse que: Somos um exército / Exercito de um homem só / no difícil exercício de viver em paz. Mas errou quando informou que não tínhamos bandeira ou fronteira para defender. As cores de nossa própria bandeira são as nossas causas e as fronteiras são os limites de tudo aquilo que acreditamos.

    Que Marielle esteja presente! Que Luther King esteja presente! Que Gandhi esteja presente! Que Betinho esteja presente! Que Chico Mendes esteja Presente! Que também nós estejamos presentes! Sem a nossa força de vontade… toda luta será em vão.

    Posso até não concordar com o que você fala. Mas lutarei ao seu lado sempre que alguém tentar te calar.

    E como muito bem cantou Nelson Cavaquinho: O sol há de brilhar mais uma vez / a luz há de chegar nos corações / do mal será queimada a semente / o amor será eterno novamente.

    Converse com o colunista: [email protected]

    Artigo anteriorDENÚNCIA – MP recomenda demissão de todos os funcionários celetistas da prefeitura de Itabira
    Próximo artigo POLÍTICA – Ronaldo tira férias e Dalma assume a Prefeitura de Itabira

    Postagens relacionadas

    Glaucius Detoffol Bragança

    GLAUCIUS DETOFFOL BRAGANÇA – Vamos falar sobre diversificação econômica em Itabira? Roberto Carlos

    05/07/2021124 Visualizações2
    Glaucius Detoffol Bragança

    GLAUCIUS DETOFFOL BRAGANÇA – Já ouviu falar do complexo de vira-lata? – Nelson Rodrigues e a FORD

    13/01/202117 Visualizações2
    Glaucius Detoffol Bragança

    GLAUCIUS DETOFFOL BRAGANÇA – Estatísticas das eleições e a nossa realidade – 10.000 destinos 

    01/12/202013 Visualizações0
    Adicionar Comentário
    Leave A Reply Cancel Reply

    As mais lidas

    Idoso de 75 anos é preso em flagrante após homicídio no bairro Major Lage de Baixo

    14/07/202566 Visualizações

    VIOLÊNCIA – Mulher é morta a facadas por outra mulher no Cruzeiro Celeste em João Monlevade

    13/07/202555 Visualizações

    Após ser flagrado nu em casa, fãs veem nude de Cauã postado por ele mesmo

    18/01/201837 Visualizações

    Dia Mundial do Rock é celebrado no 51º Festival de Inverno de Itabira

    13/07/202524 Visualizações

    Itabira vive um fim de semana teatro, MPB e rock no 51º Festival de Inverno

    14/07/202522 Visualizações
    Mais populares

    Idoso de 75 anos é preso em flagrante após homicídio no bairro Major Lage de Baixo

    14/07/202566 Visualizações

    VIOLÊNCIA – Mulher é morta a facadas por outra mulher no Cruzeiro Celeste em João Monlevade

    13/07/202555 Visualizações

    Após ser flagrado nu em casa, fãs veem nude de Cauã postado por ele mesmo

    18/01/201837 Visualizações
    Nossas escolhas

    Vale investe R$ 9,9 milhões na ampliação das instalações do curso de Medicina da Funcesi em Itabira

    16/07/2025

    São Gonçalo do Rio Abaixo prepara moderno Terminal Rodoviário para a população

    16/07/2025

    51º FESTIVAL DE INVERNO – Fazenda do Pontal recebe abertura da exposição “A Forma do Invisível” nesta quinta-feira

    16/07/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
    © 2025 Via Comercial. Desenvolvido por Dislei Gomes - Política de privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.