SAÚDE – 5 passos para evitar lesões durante a atividade física

Não aumente o peso do exercício sem antes consultar o instrutor – Foto: Pixabay /reprodução

Que todas as pessoas precisam fazer atividade física para ter uma qualidade de vida melhor, todo mundo sabe. Mas não basta sair correndo e levantando pesos, pois exercícios mal feitos podem resultar em lesões dolorosas. O excesso de exercício, por exemplo, é rotineiramente um fator determinante para dores fortes nos músculos.

Para evitar lesões, alguns cuidados são recomendados. Confira os cinco passos da atividade segura:

1) Faça uma avaliação médica: Antes de iniciar qualquer atividade é imprescindível realizar uma avaliação física para saber como anda a musculatura. Especialmente para pessoas que estão paradas há muito tempo, é preciso verificar o nível do condicionamento físico, se há alguma lesão ou para que o educador físico passe o treino mais adequado. Assim, o exercício proporcionará mais saúde e não acarretará em lesões;

2) Consulte um profissional da área: Para evitar lesões durante a prática de uma atividade física, é de suma importância ter acompanhamento de um profissional capacitado que dará atenção aos movimentos executados em cada exercício, além de indicar uma sequência correta;

3) Não esqueça o aquecimento e alongamento: Antes de qualquer atividade é extremamente importante preparar o corpo. O aquecimento faz com que a musculatura do corpo seja estimulada, diminuindo o risco de lesões. Depois do treino é necessário fazer um alongamento, pois este processo ajudará os tecidos musculares a relaxarem e a recuperarem forças para os próximos desafios;

4) Tenha uma nutrição adequada: Ter uma alimentação balanceada pode evitar a fadiga, otimizar o período de recuperação, diminuir a ocorrência de lesões, promover qualidade de vida e ainda garantir a correta reposição dos estoques de energia;

5) Estabeleça limites: É normal querer ultrapassar limites, mas é preciso cautela. A intensidade dos treinos deve ser aumentada aos poucos. Nos dias em que houver incômodos, o ideal é realizar atividades moderadas ou treinar outros grupos musculares.

Fonte: José Carlos Oliveira, personal trainer do studio 2 Spin

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