TEMPORAL – Cerca de 150 raios caíram sobre Itabira nas últimas horas

 139 Visualizações

O temporal que atingiu Itabira na tarde e noite de ontem (30), provocou vários estragos pela cidade, além de um longo “apagão”, que deixou toda a cidade sem energia elétrica, por até cerca de quatro horas.

Na tarde desta quarta-feira (31), a CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais, comunicou em nota, que o rompimento do fornecimento de energia elétrica atingiu outras dez (10) cidades do Médio Piracicaba.

Ainda de acordo com a Cemig, durante o temporal, cerca de 150 raios caíram apenas em Itabira, cidade onde a companhia tem uma subestação no bairro Pedreira do Instituto, unidade responsável pelo abastecimento dessas cidades atingidas pelo “apagão”.

Segundo a Cemig a queda de energia teria começado por volta das 18h40 e em algumas cidades o fornecimento foi restabelecido por volta das 19H30 e nas demais cerca de 4 horas mais tarde.

As cidades atingidas foram Bela Vista de Minas, Dionísio, Itabira, João Monlevade, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Santa Maria de Itabira, São Domingos do Prata, São José do Goiabal e São Sebastião do Rio Preto.

ESTRAGOS

A prefeitura de Itabira, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT), está trabalhando para solucionar e prevenir problemas na cidade, causados pela chuva.

Problemas como bocas-de-lobo entupidas, buracos e queda de árvores estão sendo monitorados e solucionados pelas secretarias.

O projeto de capina e poda de árvores já aconteceu em vários bairros como, Areão, Barreiro, Campestre, Fênix, João XXVIII, Madre Maria de Jesus, Praia e Valença. Já nas ruas João Camilo de Oliveira Torres, no bairro Praia; São Nicolau, no Juca Batista e a avenida Ipiranga, no bairro Amazonas, a Prefeitura está executando operações tapa-buracos e consertando bueiros danificados pelas chuvas.

Segundo o secretário da SMDU, Robson Costa, o planejamento começou pelas áreas com mais riscos. “Temos uma programação de acordo com a demanda que aparece na cidade. Recebemos os pedidos, depois os técnicos vão ao local averiguar o que precisa ser feito e, assim, encaminhamos o pessoal”, explicou. O secretário alertou ainda, que as demandas precisam ser verificadas, pois existem casos em que a Prefeitura não pode atuar. São os casos em que a poda precisa ser feita acima dos cabos de energia elétrica. Neste caso, o Município aciona a responsável pelo trabalho, ou seja, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Robson Costa ressaltou também, que o trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e o objetivo é atender toda a cidade. “Estamos fazendo praticamente uma poda de árvore por dia. Mas, precisamos entrar em um ritmo melhor. O objetivo é chegar em todas as ruas da cidade. Porque queremos chegar na época mais chuvosa com a cidade preparada”, concluiu o secretário.

Cemitério

O Cemitério da Paz, no bairro Água Fresca, também está passando por melhorias. A frente do local já está sendo capinada e as árvores podadas. O objetivo é limpar todo o espaço do cemitério. Por ser considerada uma área grande, segundo o secretário, o serviço será contínuo, independentemente do programa Cidade Limpa, por exemplo.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.