Macacos são encontrados mortos em BH; causas serão investigadas

 138 Visualizações

Dois macacos foram encontrados mortos na manhã desta quinta-feira (28) no bairro Canaã, região Norte de Belo Horizonte (BH). Os animais foram recolhidos pela equipe de zoonoses da regional Venda Nova sem sinais de violência. As suspeitas de que a causa tenha sido febre amarela não foram descartadas.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou que os corpos serão encaminhados para o laboratório de zoonoses de BH onde será feita uma avaliação das condições para recolhimento de amostra e envio ao laboratório de referência. 

No local onde os macacos foram encontrados, na divisa com o município de Santa Luzia, a equipe de zoonoses vai articular uma ação conjunta para executar as medidas de prevenção, como ações de bloqueio ao mosquito Aedes aegypti, em um raio de 200 metros de onde estavam os animais. 

Ainda segundo a SMSA, esses primatas não apresentam riscos para a saúde humana, e não transmitem a febre amarela. Animais doentes ou mortos que são encontrados são um importante sinal para a vigilância de possíveis doenças.

A Secretaria informou, também, que até o momento, não foi registrado nenhum caso de febre amarela com transmissão na capital mineira. 

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.