NOVEMBRO AZUL EM ITABIRA – Estudantes de Itabira farão caminhada pela prevenção do câncer de próstata

 171 Visualizações

O vereador Agnaldo Vieira Gomes “Agnaldo Enfermeiro” fará nesta sexta-feira – 24/11 – uma caminhada, juntamente com alunos de diversas escolas itabiranas, pela avenida João Pinheiro até ao Ginásio Poliesportivo Maestro Faustino, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção do câncer de próstata – Novembro Azul. Já no plenário legislativo será proferida uma palestra pelo médico urologista Fernando Bicalho.

O evento terá o apoio das secretarias municipal de Educação e de Saúde além das escolas municipal Antônio Camilo Alvim, as estaduais Dona Eleonora Nunes Pereira e EEMZA, o Cerp, e a Unopar-Itabira. O objetivo é exatamente envolver a comunidade dando a maior amplitude possível para o Novembro Azul.

A campanha que é realizada no mundo inteiro com objetivo de conscientizar a população, em especial os homens que são as vítimas desta patologia. “Precisamos estar sempre atentos. O câncer de próstata é o segundo que mais mata, quando consideramos o índice de homens que morrem deste tipo de patologia”, alerta o vereador.

O instituto Lado a Lado pela Vida criou o Novembro Azul como forma de quebrar o preconceito entre os homens com relação ao exame de toque, que é o mais eficaz na detecção de anormalidades na próstata, sendo que existem ainda os exames de sangue (PSA) e de imagem. “Para que luta contra o preconceito tenha efetividade, precisamos de ações concretas que orientem a população, sobretudo, os homens. Ninguém deixa de ser homem por fazer o toque. Mas fazendo o toque tem a oportunidade de ter uma vida com qualidade e sem sustos”, disse Agnaldo.

Segundo o vereador a mulher é muito importante na prevenção do câncer de próstata. “A maioria dos homens que buscam prevenção na saúde são incentivados pelas parceiras. Pelas mulheres. Estas vivem mais que os homens por estarem constantemente em contato com o controle e prevenção a saúde”, informou ele.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.